Dormir no centro de Felgueiras, nas Casas Rosa Sousa

(Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)
Na casa onde funciona o café e o negócio de doçaria da família, José Mário Sousa abriu as Casas Rosa Sousa, dois apartamentos com todas as comodidades, para dormir.

A vocação para a hotelaria, e para a doçaria, corre na família Sousa, há várias décadas. Em 1936, Alzira e Albano da Costa e Sousa abriam a Pensão Albano, no centro de Felgueiras, que viria a tornar-se um alojamento procurado, conta o neto, José Mário Sousa, tanto para turismo de saúde – por aqueles que acorriam ao Monte de Santa Quitéria, pelos seus ares límpidos -, como para turismo de comércio – sendo a escolha de muitos caixeiros-viajantes que vinham do Interior para o Litoral. Uns anos mais tarde, em 1974, Mário da Costa e Sousa e Rosa Teixeira Pereira e Sousa, pais do atual proprietário, apresentavam a Doçaria Rosa Sousa, também em Felgueiras, confecionado os pudins que deram fama à casa. A vertente confeiteira manteve-se na família até hoje, com a marca de doçaria Casa Rosa Sousa, vendida no Café Jardim – também da família -, mas a pensão acabou por encerrar.

Contudo, no início de 2019, movido pela vontade de dar a conhecer a região a quem vem de fora, José Mário voltou a introduzir a hotelaria no negócio de família, disponibilizando dois apartamentos para alojamento. Com designações que homenageiam duas senhoras que neles habitaram, a Casa Sãozinha e a Casa Ilda encontram-se no edifício castiço de finais do século XIX/inícios do século XX, onde está o café, e defronte para os jardins da central Praça da República.

(Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)

(Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)

(Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)

A Casa Ilda, no primeiro piso, apresenta-se com três quartos, que acomodam um total de seis pessoas, já a Casa Sãozinha ocupa as águas-furtadas do edifício e está preparada para receber dois adultos (e duas crianças, num sofá-cama). Ambos os alojamentos estão sobriamente decorados, e apresentam-se com cozinha preparada para a confeção de refeições ligeiras, sala com televisão, e ar-condicionado, além dos miminhos doces de boas-vindas. O pequeno-almoço, incluído no valor da estadia, é servido no Café Jardim, e dele faz parte aquilo que o cliente quiser, dentro da disponibilidade, como fruta, pão e bolos, sumos naturais, produtos de cafetaria, e uma pequena degustação da doçaria tradicional de Felgueiras, como o pão-de-ló de Margaride, as gulosas cavaquinhas da Serra – duas cavacas unidas por uma camada de queijo da Serra – e as tradicionais, de Margaride.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend