Costa D’Ouro, um refúgio à beira-rio, em Castelo de Paiva

Costa D'Ouro (Fotografia: DR)
Dois irmãos transformaram uma casa devoluta na margem do Douro num refúgio polivalente, que tanto acolhe um casal como um grupo de amigos ou uma família numerosa. O Costa D’Ouro privilegia o contacto com a natureza, numa escapadinha para aproveitar os encantos do rio, todo o ano.

Quando herdaram a casa dos bisavós, em Castelo de Paiva, Mariana e Rui Costa não sabiam bem o que fazer com o edifício devoluto que lhes foi parar às mãos. Há muito que a família se tinha mudado para o litoral, mas a ligação àquela terra, na margem do rio Douro, ainda era forte. “Íamos lá muito no verão em miúdos e tínhamos memórias muito boas da nossa infância com os nossos primos, de andar naquela zona a passear e a brincar na natureza”, recorda Mariana.

Decidiram então reabilitar o edifício, e ao mesmo tempo cumprir o sonho do pai, que sempre quis transformar o imóvel numa casa de férias para a família. “Vimos que a zona tinha bastante potencial a nível turístico, está em frente ao rio Douro, ao lado da Praia do Castelo e da ilha dos Amores, tem todo um enquadramento paisagístico muito bonito”, reconhece a anfitriã.

Costa D’Ouro (Fotografia: DR)

Costa D’Ouro (Fotografia: DR)

Costa D’Ouro (Fotografia: DR)

 

A envolvente natural foi o que mais inspirou o projeto do Costa D’Ouro. “Há casa bonitas em todo o lado, mas nós queríamos potenciar o que está lá fora, a casa tinha que ser simples, reunir elementos naturais como a madeira e a pedra, mas ter umas boas vistas, por isso é que todos os quartos têm umas janelas enormes, vistas panorâmicas para o rio, e também tem o rooftop. Queríamos envolver-nos bem com a paisagem à volta”, explica Mariana.

O edifício foi totalmente reconstruído, conservando apenas as paredes de pedra, e dotado de interiores modernos e luminosos. A obra permitiu ainda criar um sistema estrutural para potenciar a capacidade de ocupação da casa, que tanto acolhe um casal no aconchego de um T1, como uma família ou um grupo de amigos num espaçoso T3 (cabem até 10 pessoas e os animais de estimação são bem-vindos). Ao todo, são três suítes com casa de banho e duas cozinhas com sala de estar e sofá-cama. Mas fechando-se uma porta, a moradia transforma-se num complexo com dois apartamentos independentes e funcionais.

Costa D’Ouro (Fotografia: DR)

Costa D’Ouro (Fotografia: DR)

Costa D’Ouro (Fotografia: DR)

Costa D’Ouro (Fotografia: DR)

 

“Uma casa com três quartos é difícil de alugar sem ser no verão. No resto do ano fica um bocado vazia. Então foi reconstruída num sistema modular. É um T3, mas também pode ser alugada como T1 ou T2. Permite-nos garantir ocupação e dar resposta a vários grupos”, justifica a proprietária.

As comodidades do alojamento incluem ainda uma lareira para trazer aconchego extra no inverno, um pátio com zona de churrasqueira e um terraço com mesas, sofás e espreguiçadeiras que oferece mais uma zona de convívio com vista de 360º sobre o rio Douro, as montanhas e a ilha dos Amores.

Querendo completar a estadia com atividades na natureza, os anfitriões recomendam fazer um passeio de barco pelo rio Douro ou pelo Paiva – os dois cursos de água encontram-se ali -, e aproveitar a tranquilidade do primeiro para deslizar numa prancha de stand up paddle, ou as águas inquietas do segundo, para uma aventurosa descida de rafting.

 

Costa D’Ouro
Rua da Lixa, 63, Fornos, Castelo de Paiva
Web: costadouro.pt
Tel.: 934579690
T1 desde 80 euros por noite



Ler mais







Send this to friend