Conforto com mar à vista, no hotel The Shipyard, em Angra do Heroísmo

(Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)
The Shipyard é o nome deste novo aparthotel, mandado erguer por um terceirense e decorado com peças de artistas locais. O oceano serve de inspiração, inclusive no restaurante Oficina da Esquina, do chef Vítor Sobral.

O novo The Shipyard (estaleiro, em Português) é obra de Raimundo Borges, um filho da Terceira que, tendo passado a maior parte da vida no Brasil, manteve forte ligação à ilha. O empresário do ramo automóvel estreou-se na hotelaria na cidade de Angra do Heroísmo, classificada como Património Mundial pela UNESCO, com um edifício construído, de raiz, no lugar das antigas oficinas da Câmara Municipal, em frente a uma antiga fábrica de conservas.

(Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

(Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

Aquela atmosfera industrial, de braço dado com o oceano, reflete-se no The Shipyard Angra, um aparthotel de traços minimalistas, que combina os tons cinzentos com o calor das madeiras, rente ao “imaginário dos paquetes e dos iates”. Fica a 20 quilómetros do aeroporto das Lages, a curta distância a pé da marina e do centro da cidade, e tem vista para a baía de Angra do Heroísmo. À esquerda, surge o Forte de São Sebastião, conhecido como Castelinho; à direita, a Fortaleza de São João Baptista, a muralhar o Monte Brasil.

“Trazer o mar para dentro” foi um dos objetivos do projeto, segundo Margarida Almeida, CEO da Amazing Evolution, empresa que gere o hotel. Logo à chegada, há elementos náuticos e outros pormenores que remetem para esse universo, como as riscas nos uniformes ou as pequenas esculturas que emitem sons habituais numa oficina de estaleiro.

Distribuídos pelos três andares, entre áreas privadas e comuns, surgem ainda várias peças de artistas locais – das cerâmicas de Adolfo Mendonça, com coloridos motivos oceânicos, aos murais de Luís Brum, representando animais como coelhos e tartarugas. Estes últimos podem ser apreciados, por exemplo, no ginásio e no espaço lounge – onde não falta um pequeno tanque, caso apeteça molhar os pés.

Os 29 apartamentos (T0, T1 e T2), munidos de varandas com mesas e cadeiras ou espreguiçadeiras – alguns com janelas de teto, para olhar o céu estrelado -, estão disponíveis desde 1 de outubro. Mais cedo abriu a Oficina da Esquina. Este que é o primeiro restaurante do chef Vítor Sobral nos Açores, inserido no The Shipyard Angra, começou em setembro a servir pratos feitos, essencialmente, com produtos do arquipélago: peixes e mariscos frescos, mas também carnes e laticínios. As refeições podem ser saboreadas no restaurante ou nos apartamentos, com sofás-cama e kitchenettes equipadas, para quem preferir fazer os seus próprios cozinhados. Sobre a mesa, são deixados bolinhos tradicionais, em jeito de boas-vindas.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend