Férias em família: onde dormir em bungalows do Montijo à Comporta

No Cocoon Design Lodge, na Comporta, dorme-se em casas de madeira e mergulha-se numa piscina biológica. (Fotografia: DR)
Os bungalows têm sido a escolha de muitas famílias para as férias, por terem os confortos de casa e permitirem o distanciamento social. Há muito por onde escolher: casas da árvore, cabanas, apartamentos suspensos e lodges, com piscina, espaço para passear e descansar. Apresentamos três opções no sul.

Herdade do Moinho Novo
Canha, Montijo
Descansar no montado de sobro

 

Nesta herdade em Canha, as casas são amigas das famílias e os cães bem-vindos, tendo para pernoitar um hotel canino com todas as comodidades.

Em cada uma das oito casas suspensas que integram a Herdade do Moinho Novo, que ocupa uma encosta de montado de sobro na freguesia de Canha, há uma temática diferente que dita toda a decoração dos seus interiores. Uma cama feita com troncos de árvores faz parte da Casa Floresta, e várias antiguidades podem ser encontradas na Casa Vintage. Já nas comodidades não há diferenças: todas apresentam, em espaço aberto, uma kitchenette, uma cama de casal, um beliche, uma zona de sala e o WC, a única divisão.

(Fotografia: DR)

Uma particularidade deste alojamento é que permite aos hóspedes trazer animais de estimação, e não cobra mais por isso. A piscina e as casas são áreas restritas aos cães, mas os bichos podem andar na companhia dos donos pela imensa propriedade de 60 hectares, e passar a noite no hotel canino, dentro da herdade, com todos os confortos.
Durante o dia, os planos podem incluir mergulhos refrescantes na piscina de água salgada, pequenas viagens de barco ou caiaque no lago, alimentar os animais domésticos da quinta, como póneis, porcos, vacas, cabras, ovelhas e gansos, passear de trator ou percorrer a herdade de bicicleta – tudo isto sem custos acrescidos.

O pequeno-almoço é entregue à porta, tal como as pratos dos restaurante Bom Manjar, com o qual a Herdade do Moinho Novo tem uma parceria.

(Fotografia: DR)

 

CAMINHAR
Os adeptos das caminhadas podem contar com dois percursos pedestres dentro da propriedade. Um, mais longo, estende-se por 2,5 km e outro conta com 1 km.

 

Herdade do Moinho Novo
Canha, Montijo
Tel.: 938307972
Web: moinhonovo.com
Preço: desde 159 euros/noite (inclui pequeno-almoço). Acresce 20 euros por criança até aos 12 anos. Até aos 3 anos é grátis.


Ecoparque do Outão
Setúbal
Dormir no sopé da Arrábida

 

O parque de campismo da cidade tem cinco bungalows T1 à espera de casais com crianças e oferece conforto para estadias a partir de duas noites.

Nos bungalows do Ecoparque do Outão, dentro do Parque Natural da Arrábida, só se ouvem os sons da natureza e um ou outro barco a passar. A vista é desafogada para o rio Sado, a partir do deck exterior, equipado com mesas, cadeiras e espreguiçadeiras. No interior, encontra-se tudo o que é necessário para dois adultos com uma criança até aos 14 anos passarem férias confortáveis.

(Fotografia de A-gosto.com/GI)

Os bungalows, forrados a madeira e decorados com motivos marinhos e da serra, encontram-se escondidos pela vegetação e garantem privacidade. A luz natural brinda todas as divisórias, do quarto de casal à casa de banho (com uma claraboia), e entra pujante pela sala e kitchenette totalmente equipada. As crianças ficam acomodadas num sofá-cama e têm Internet sem fios e canais de televisão à disposição. Também são aceites animais de estimação.

Tendo adotado as medidas previstas pelo selo Clean & Safe do Turismo de Portugal, o Eco Parque do Outão incentiva as reservas por pessoas do mesmo agregado familiar. No parque infantil pode brincar uma criança de cada vez por equipamento e até duas em simultâneo no balancé, vigiadas por adultos.

(Fotografia de A-gosto.com/GI)

 

REFEIÇÕES E COMPRAS
No perímetro do parque de campismo funciona o café-bar Cais da Gávea, onde se pode comer refeições ligeiras, como tostas ou minipizas, e comprar alguns produtos de conveniência.

 

Ecoparque do Outão
Estrada Nacional 379, km 3, Setúbal.
Tel.: 265423890.
Aberto todo o ano. Receção aberta das 9h00 às 20h00.
Web: ecoparqueoutao.visitsetubal.com
Bungalow T1 desde 62 euros/noite


Cocoon Design Logde
Comporta
Sentir o campo perto do mar

Neste ecoturismo com pouco impacto na natureza há 16 alojamentos para famílias, uma piscina biológica, casa na árvore e até uma horta à disposição dos hóspedes.

É numa propriedade de 30 hectares inserida na Herdade da Comporta que se encontra o Cocoon Design Lodge. Ligado à área da tecnologia, Nuno Veloso decidiu trocar a vida urbana pelo sossego do campo e abriu há dez anos este ecoturismo na aldeia de Muda, pensado para todos os que apreciam a natureza em estado em puro, sem abdicar do conforto.

(Fotografia: DR)

O projeto começou com apenas três alojamentos e hoje tem 16 (uma casa rústica, suítes e lodges). Os lodges estão de tal forma distribuídos pelo pinhal que não se dá pela presença de outros hóspedes. Por serem T1+1, estão equipados com camas de casal, beliche e têm sala de estar, kitchenette e mesas de refeição interior e exterior. A capacidade é para até quatro pessoas.

Em redor, estende-se a floresta original da propriedade, com alguns “pinheiros com mais de 50 anos”, conta Nuno Veloso. Nesse cenário encontra-se ainda uma piscina biológica com cerca de mil metros quadrados , em que as plantas é que limpam a água e há uma bomba a energia solar para a oxigenar – e uma horta biológica de onde os hóspedes se podem abastecer.

(Fotografia: DR)

 

BRINCADEIRAS
As crianças podem brincar numa casa na árvore, tentar equilibrar-se num slackline (um cabo preso entre duas árvores), ou andar de bicicleta.

 

Cocoon Design Lodge
Herdade da Comporta, 105, Muda.
Tel.: 929308371.
Web: www.cocoonlodges.com
Lodge T1 a partir de 90 euros/noite.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend