Foi há uma década que Paulo Amaro, confesso apaixonado pelo mundo da arte e dos vinhos, adquiriu uma propriedade agrícola na Aldeia Galega da Merceana, a dois passos de Alenquer. De uma adega centenária que estava em ruínas nasceu um recente boutique hotel pet friendly, aberto há ano e meio, e rodeado das vinhas recuperadas e replantadas, as mesmas que produzem os vinhos biológicos da Cas’Amaro.
À semelhança do que acontece nas quintas vínicas por onde esta casa entretanto se expandiu a nível nacional – estão presentes também no Douro, no Dão, nos Vinhos Verdes e no Alentejo -, aqui aposta-se em castas autóctones da região dos Vinhos de Lisboa, ora mais tradicionais, ora menos óbvias e pouco aproveitadas. Nos brancos, destaque para Arinto, Fernão Pires, Sercial, Rabo de Ovelha, Vital e Galego Dourado. Nos tintos, entram em ação Bastardo, Tinta Miúda, Camarate e Ramisco.

(Fotografia: DR)

(Fotografia: DR)
O resultado – vinhos leves, frutados e com frescura generosa, característicos do terroir da zona Oeste, onde a Cas’Amaro soma 12 hectares de vinha -, prova-se em três gamas: Falatório, Três Corujas e Madame Pió, esta última batizada com a alcunha da mãe do fundador, Preciosa. Apesar da presença recente no mercado, a produção anual da Cas’Amaro já chega às 350 mil garrafas a nível nacional – vale a pena provar outras gamas fora de Lisboa como Bustelo, Implante, Mitologia, Caminho e Porco Espinho. Além disso, a oferta vai aumentar com as primeiras produções de espumante.
Em Alenquer, a aposta reforçada no enoturismo faz-se de trunfos variados. Na Cas’Amaro Wine Villa, há três quartos duplos, cada um com nome de uma casta da região, com terraço e vista para a vinha, a Aldeia Galega e para os vales agrícolas que a rodeiam. O edifício principal alberga uma sala comum de estar e jantar, cozinha equipada e uma esplanada com forno exterior. O pequeno-almoço está incluído e é possível adicionar uma experiência de almoço ou jantar em casa, com um chef.

(Fotografia: DR)

(Fotografia: DR)
A decoração vai beber a algumas inspirações, como a estética industrial e o design escandinavo dos anos 1970 e 1980, além de receber algumas das pinturas da coleção de Paulo Amaro. A homenagem ao legado deste edifício do século XX faz-se mantendo-se algumas das suas estruturas, como o lagar, prensa e depósitos originais, em harmonia com a atual arquitetura.
Já a piscina exterior, com vista ampla para o cenário rural que envolve a quinta, é o local de eleição para dias de sol. Daqui, além da vinha, aprecia-se a restante flora da casa, como ciprestes, oliveiras e ervas aromáticas como alfazemas e alecrim.

(Fotografia: DR)
Um restaurante e uma adega, lado a lado
Outra das novidades leva-nos até à localidade da Mata, Aldeia Gavinha, a poucos minutos de distância. É aqui que se encontra o segundo polo de enoturismo deste produtor vínico. O Cas’Amaro Wine Shop & Bar abriu há cerca de um ano e tem identidade eclética, servindo como restaurante, bar, garrafeira e sala de provas.
Seja no interior, onde se sentam até mais de 50 comensais, ou na esplanada recatada junto a um ribeiro, provam-se petiscos e pratos como pica-pau de novilho; choquinhos fritos com maionese de alho e ervas; pastéis de codorniz com crumble de broa e puré de figo; croquetes de coelho com frutos vermelhos e manjericão; polvo à lagareiro com esmagada de caldeirada e espargos; corvina sobre arroz caldoso de camarão e coentros; magret de pato fumado com puré de cenoura, ervilha torta, cogumelos e espargos; ou ravioli de espinafres e ricota com molho de noz.

(Fotografia: DR)
A cozinha, encabeçada pelo jovem chef Duarte Marçal, natural de Alenquer, faz tudo de raiz, como massas e compotas caseiras, e apoia-se em legumes e frutas locais, e no peixe fresco que chega diariamente a Santa Cruz.
Ao lado do restaurante está a adega da Cas’Amaro, que veio trazer nova vida a uma adega abandonada há vinte anos. Além da experiência mais convencional, de visita à adega e prova de vinhos, realizam-se outras atividades como ser enólogo por um dia, degustação de produtos regionais, trilhos pedestres, piqueniques na vinha ou passeios pelo património local.

(Fotografia: DR)
Cas’Amaro Wine Villa
Rua Joaquim Casimiro, 20, Aldeia Galega da Merceana, Alenquer
Tel.: 964600943
Web: casamaro.pt
Preço: quartos duplos desde 225, com pequeno-almoço.
Cas’Amaro Wine Shop & Bar
EN9, Mata, Aldeia Gavinha, Alenquer
Tel.: 964600943
Das 12h às 20h. Sexta e sábado, até às 24h. Domingo, das 11h às 16h. Encerra terça.
Preço médio do restaurante: 25 euros
Visitas à adega e provas de vinho desde 20 euros.