Casa de Campo Colmeal, um refúgio centenário em Mira

A casa de família outrora cheia de amigos virou alojamento onde até os animais são bem-vindos. (Fotografia: Adelino Meireles/Global Imagens)
A Casa de Campo Colmeal é uma propriedade familiar que data do século XIX e só há meia dúzia de anos passou a acolher hóspedes. Há muita história nesta casa gandaresa senhorial com 15 quartos, piscina, horta, pomar e um pátio onde apetece passar horas.

Na aldeia do Colmeal, a oito quilómetros de Mira, a sede de concelho, existe uma casa gandaresa senhorial do século XIX, amarela e imponente, que se destaca na paisagem. É a Casa de Campo Colmeal, que está nas mãos da mesma família há mais de um século e, entretanto, foi convertida em alojamento. Abriu ao público há meia dúzia de anos, totalmente remodelada, mantendo a traça e vários elementos rústicos, sem abdicar do conforto.

(Fotografias: Adelino Meireles/GI)

Há 15 quartos, todos com casa de banho privativa e diferentes entre si, distribuídos pelas temáticas campo, vintage ou páteo. Enquanto os vintage apresentam tetos altos e janelas com vitrais coloridos, que são de origem; na ala mais recente surge um quarto pensado para pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo.

Alguns quartos têm cama extra ou podem ter, explica Jorge Cruz, que recebe os hóspedes com um punhado de curiosidades sobre aquela antiga casa de lavoura, propriedade da família de Teresa Leão Costa, que gere este e outro alojamento: o Universal Boutique Hotel, na vizinha Figueira da Foz.

Nem é preciso um olhar especialmente atento para perceber como é cheia de história a Casa de Campo Colmeal. Afinal, a decoração integra peças tão distintas como armas antigas, um oratório ou um brasão de pedra, objetos que coexistem com tapeçarias e obras de arte mais contemporâneas. Teresa recorda ainda, divertida, um episódio ligado aos antepassados, que contou o avô: a trisavó terá fugido, num cavalo branco, face a uma hipótese de casamento que lhe desagradava.

(Fotografia: Adelino Meireles/GI)

Até há não muito tempo, a família passava temporadas de férias na casa, enchia-a de amigos e de festas, com direito a broa e cabrito confecionados em forno a lenha. Esses períodos deixavam tão boas memórias, que se entendeu por bem somar alguns quartos aos nove preexistentes e abrir os portões daquela antiga quinta a hóspedes. A propriedade prima pelo ambiente descontraído e familiar, sem deixar de fora os animais de companhia. Também eles são bem-vindos, com a vantagem de não se cobrar mais por isso.

Os espaços exteriores constituem outro trunfo – da piscina rodeada por espreguiçadeiras, sofás e quadros da autoria de Fernando Gaspar, pai de Teresa; ao pátio com árvores e mesas, onde, no verão, são servidos os pequenos-almoços – incorporando fruta da época, saída do pomar. A casa dispõe ainda de horta biológica, bar/adega, salão e sala de refeições.

A poucos passos fica o restaurante Primavera, e quem quiser aproveitar a natureza sem sair de Mira pode sempre fazer passeios de bicicleta, observação de aves e caminhadas – inclusive, pela praia, que mantém a bandeira azul mais antiga do Mundo, além da tradicional arte xávega.


Small Portuguese Hotels

A Casa de campo Colmeal integra a Small Portuguese Hotels, uma rede de hotéis independentes com cerca de 140 membros, espalhados um pouco por todo o país.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend