Cais Urban Lodge: há um novo alojamento no coração do Cais do Sodré

Um dos quartos do Cais Urban Lodge, em Lisboa. (Fotografia: DR)
O Cais Urban Lodge situa-se entre o Cais do Sodré e o Chiado e é um refúgio confortável (e à prova de ruído) no centro da noite lisboeta. A decoração homenageia os míticos bares e discotecas da Rua Cor de Rosa.

É longa e atribulada a história da chamada Rua Cor de Rosa (de seu nome Rua Nova de Carvalho), no Cais do Sodré. De zona a evitar por estar associada ao consumo de drogas e à prostituição, foi-se transfigurando com os anos, e em 2015 já era mesmo apontada pelo jornal The New York Times como uma das 12 ruas preferidas na Europa. A pandemia fez esmorecer este epicentro de vida noturna, com o fecho definitivo de muitos bares e discotecas, mas não ditou o seu óbito.

O pavimento cor-de-rosa continua visível, ainda que encardido, e as esplanadas amplas e coloridas conservam um pouco da imagem que tornou a Rua Cor de Rosa (ou pink street, na linguagem dos turistas) um local muito fotografado para as redes sociais. Agora, o alojamento Cais Urban Lodge, instalado num edifício pombalino inteiramente recuperado (com entradas pela dita rua e pela Rua do Ferragial), procura recuperar o espírito boémio, artístico e cultural desta zona de diversão.

Oslo, Copenhagen, Viking, Texas e Roterdão são alguns dos nomes de bares e discotecas míticos que se leem nas carpetes dos seis pisos do alojamento, e que remetem para os tempos em que o Cais do Sodré era frequentado por marinheiros em busca de companhia. O projeto de arquitetura de Gonçalo Queirós Carvalho manteve a estrutura e a fachada do edifício, e dotou-o de 10 apartamentos, que podem ser expandidos ou reduzidos para alojar entre uma e seis pessoas.

Quando reservados como suítes ou apartamentos, dispõem de cozinha equipada com microondas, máquina de lavar loiça, placa de indução e frigorífico Smeg. Conforme a tipologia, são deixados por cortesia água ou máquina de café. Há ainda pormenores que saltam à vista, como a mesa de refeições que esconde um bilhar russo no apartamento duplex, e dois cofres de parede transformados em mini-bar. É ainda possível encomendar comidas e bebidas do MEL, através do Whatsapp.

O Museu Erótico de Lisboa, mesmo por baixo do Cais Urban Lodge, abriu no final de 2021 e também pertence ao grupo Mainside, que gere este alojamento através da insígnia ZeroHotels. Além de Lisboa, o grupo tem os Zero Box Lodge Coimbra e Porto, com conceitos de hospedagem semelhantes. A aposta é na personalização da experiência, sendo que todos os hóspedes recebem uma garrafa de cerveja.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend