Azenhas da Seda: um aquaturismo no meio do Alentejo

Azenhas da Seda: um aquaturismo no meio do Alentejo
Azenhas da Seda. (Foto: Filipa Bernardo/GI)
Em Pavia, o “Alentejo em estado líquido” vive-se no Azenhas da Seda, um glamping espraiado por oito hectares ao longo da ribeira da Seda e que inclui atividades de aquaturismo para todas as idades.

Um verão vivido em pandemia já não é novidade para Luís Lucas, que em conjunto com a mulher gere, diariamente, os oito hectares do Azenhas da Seda, um aquaturismo em Pavia, no Alentejo Central. A natureza em que a propriedade está mergulhada, à beira da ribeira da Seda, garante espaço para desconfinar mais uma vez em segurança, e sem abdicar do conforto.

Este ano, a grande novidade é o conforto e exclusividade da glamping suíte, uma tenda instalada no monte com vista sobre a herdade e equipada com casa-de-banho, kitchenette, quarto, cozinha exterior e uma zona relvada, numa antiga ruína. No curso da ribeira mantêm-se as outras 12 tendas de glamping.

Azenhas da Seda fica situado junto ˆà Ribeira da Seda. (Fotografias: Filipa Bernardo/GI)

Há 12 tendas de glamping e uma suite, novidade neste espaço.

E há também o regresso do cesto de pequeno-almoço (reservado opcionalmente e deixado na copa todas manhãs). As restantes normas mantêm-se: há armários com loiça e utensílios de cozinha para cada grupo de hóspedes; nas cabines de WC e na praia fluvial com espreguiçadeiras a lógica é a mesma; e o número de pessoas no recinto continua reduzido.

A oferta que distingue este glamping alentejano de todos os outros é o aquaturismo e propõe, este ano, percursos aquapedestres pelas margens da Seda (em outubro), soft canyoning, river safari e hike & swim, e passeios de duas horas em barco-solar na barragem do Maranhão, com stand-up paddle, prova de vinhos, queijos e enchidos e possibilidade de ver animais selvagens.

As atividades náuticas fazem parte do dia-a-dia nesta propriedade.

As Azenhas da Seda vão funcionar até 1 de outubro. O alojamento é exclusivo para quem quer fazer atividades (nas tendas, duas noites mínimas em junho, setembro e outubro; e três noites em julho e agosto). Na suíte, o mínimo é de seis noites em julho e agosto, com entrada ao domingo e saída na segunda-feira.

 

O que fazer nos arredores:

Visitar o Fluviário de Mora

O lontrário faz as delícias dos mais novos e permite ver a alimentação dos animais, mas há muito mais a justificar a visita. Aqui, fica-se a conhecer algumas das espécies de água doce que ocorrem em Portugal, na Península Ibérica e no rio Amazonas. Parque Ecológico do Gameiro, Cabeção (Mora). Tel.: 266 448 130. De segunda a sexta, das 10h às 17h. Fim de semana e feriado, das 10h às 17h. Preço: 7,20 euros (adultos); 4,90 euros (crianças dos 3 aos 12 anos); 5,20 euros (maiores de 65 anos); gratuito (até 2 anos).

Comer n’ O Forno

Cozinha alentejana pura e pratos em doses generosas é o que se encontra à mesa d’ O Forno, em Pavia, onde o dono e anfitrião, António, recebe sempre com um sorriso. O restaurante foi considerado entre os 10% melhores do mundo em resultado das avaliações no TripAdvisor. Rua 25 de Abril, 2 (Pavia). Tel.: 925873795. Das 12h às 22h. Fecha à segunda (a partir de setembro). Preço médio: 20 euros

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend