As Casas do Eido e da Viúva são um refúgio rural, em Celorico de Basto

As Casas do Eido e da Viúva ficam a curta distância dos centros de Celorico de Basto e Mondim de Basto. (Fotografia de Miguel Pereira/Global Imagens)
Na sossegada e rural freguesia de Molares, encontram-se as Casas do Eido e da Viúva, dois simpáticos alojamentos para partir à descoberta das Terras de Basto.

Maria Teresa Aguiã teve diversas ocupações durante a vida até começar a receber hóspedes em duas antigas casas de família. Passou pela enfermagem, pelo ensino, e, mais recentemente, pela direção técnica de uma IPSS, mas acabou por se cansar e por se virar para a hotelaria, em 2015, com a abertura ao público das Casas do Eido e da Viúva.

As duas casas foram recuperadas respeitando a arquitetura original. (Fotografia de Miguel Pereira/Global Imagens)

Os pequenos-almoços são servidos na acolhedora sala. (Fotografia de Miguel Pereira/Global Imagens)

Enquadradas pelas serras do Alvão e do Marão, e a cerca de dez minutos dos centros de Celorico de Basto e de Mondim de Basto, estas antigas casas de caseiro, na pacata freguesia de Molares, são o poiso ideal para descansar depois de se explorar a região. E ali, numa propriedade com cerca de meio hectare, há duas opções: a Casa da Viúva, propriedade térrea independente, com cozinha, sala, três quartos e duas casas de banho, e que acomoda até sete pessoas, ou a Casa do Eido, com três suítes, uma delas com dois quartos.

As namoradeiras são um dos detalhes do quarto. (Fotografia de Miguel Pereira/Global Imagens)

A remodelação dos espaços forneceu-lhes conforto, sem alteração da traça original, mantendo-se as paredes de pedra e os telhados quebrados, que dão um aspeto castiço ao conjunto, abraçado por carvalhos e castanheiros, um quintal com horta e galinheiro habitado por aves de capoeira. No interior dos edifícios, a decoração é frugal, com apontamentos tradicionais, como colchas de chita e mobiliário em madeira. Quem ficar alojado numa das suítes da Casa do Eido tem direito a pequeno-almoço servido na sala comum, onde não faltam bolos, compotas caseiras, fruta da época, chá e café.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend