As Casas com Estória têm o conforto das memórias da infância

Um dos quartos da nova Loja Sr. Costa, no centro de Santa Comba Dão. Fotografia: Maria João Gala/GI
Quatro irmãos com raízes beirãs resolveram converter em alojamento cinco casas e batizaram-nas com os nomes dos antigos moradores. Assim nasceu o projeto Casas com Estória, que ganhou mais cinco quartos com a inauguração da Loja Sr. Costa.

Em 2018, quatro irmãos com raízes em Santa Comba Dão deram início ao projeto Casas com Estória, disponibilizando para alojamento cinco casas tipicamente beirãs erguidas sobre uma laje de granito, no centro da cidade. Foram recuperadas, batizadas com os nomes dos antigos moradores e decoradas com peças alusivas aos mesmos, como uma bicicleta ou uma máquina de costura. Para Ana Pais de Sousa, gestora do projeto, aquelas casinhas, nas quais Alvorada, Dionísio, a Sra. Júlia, a Sra. Maria e o Sr. Miguel construíram os seus trajetos, são um espelho do Dão, região granítica de onde brota vida graças à persistência das suas gentes.

As cinco casas sobre uma mesma laje de granito. Fotografia: Maria João Gala/GI

No início deste ano, o projeto cresceu, com a inauguração da Loja Sr. Costa, um edifício que alberga cinco quartos. Chama-se assim porque acolheu a mercearia de dois irmãos que ajudaram a desenvolver a terra. Em sua homenagem, foi recriado um cantinho com pasta dentífrica Couto, detergente Presto, pastilhas Gorila e outros produtos; mas esse espaço amplo, aquecido pelo lume, funciona agora essencialmente como sala de estar e de pequenos-almoços. Grupos de até 12 pessoas podem ainda reservar toda a Loja Sr. Costa, cozinha incluída, sendo que, por reserva, também são providenciadas refeições.

Um dos quartos da Loja Sr. Costa. Fotografia: Maria João Gala/GI

Os fundadores encomendaram muito do recheio a pessoas da região e quiseram que tudo tivesse um toque tradicional, sem abdicar da estética e do conforto. Por isso, há cadeiras rabo-de-bacalhau conjugadas com sofás, móveis em palhinha a esconder televisões e mesas de camilha sob as quais eram colocadas braseiras, além de livros e jarras mimosas com flores.

Na verdade, tudo começou há anos, conta Ana Pais de Sousa. Os pais eram de Santa Comba Dão e criaram os filhos ali. Aprenderam a andar de bicicleta, jogaram às escondidas e cantaram as janeiras no Largo do Rossio, onde estão agora as suas casas T0, com salamandra e pão fresco deixado na porta.

Fotografia: Maria João Gala/GI

“Ganhámos paixão por este pedacinho do Dão, que, em termos de alojamento, não tinha muita oferta”, resume ela, que vive em Lisboa, mas regressa frequentemente àquela zona ainda pouco conhecida, com condições para ser destino de lazer o ano inteiro. Afinal, tem praias fluviais, está junto à EN2 e à Ecopista do Dão, a meia hora do Buçaco e a 40 minutos da Serra da Estrela.

A gestora do projeto, Ana Pais de Sousa, vive em Lisboa, mas mantém o vínculo a Santa Comba Dão.
Fotografia: Maria João Gala/GI

 

Experiências

Os hóspedes das Casas com Estória têm acesso a várias experiências, fruto de parcerias com agentes locais. Há desde provas de vinhos e piqueniques até atividades náuticas.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend