A Casa Soenga é um refúgio às portas da Peneda-Gerês

A Casa Soenga encontra-se na união de freguesias da Caniçada e Soengas. (Fotografia: Miguel Refresco/DR)
Na União de Freguesias da Caniçada e Soengas, a dois passos do único parque nacional do país, a Casa Soenga recebe aqueles que procuram sossego e conforto. Um projeto de renovação de uma casa de veraneio dos anos 1980.

“Um pleno retiro.” É assim que Frederico Horta descreve a Casa Soenga, um alojamento a 15 minutos do Parque Nacional Peneda-Gerês, envolvido por floresta densa e contornado por um ribeiro, ideal para quem procura ouvir apenas o barulho da água e os sons dos animais, com todo o conforto.

A piscina da Casa Soenga é de água salgada. (Fotografia: Miguel Refresco/DR)

Os materiais naturais foram os escolhidos para proporcionar um ambiente acolhedor. (Fotografia: Miguel Refresco/DR)

A paisagem é feita de uma grande mancha verde e as serranias que a envolvem.(Fotografia: Miguel Refresco/DR)

Frederico tinha vontade em dispor de um projeto seu há já algum tempo – sobretudo naquela zona, onde guarda memórias de verões passados – e em 2020 esse desejo começou a ganhar forma, quando comprou a propriedade de 2000m², localizada na União de Freguesias de Caniçada e Soengas. Após uns meses de reabilitação orientada pela engenheira Fátima Moreira, da empresa Traços Gerais, e com muita interferência de Frederico, um apaixonado por arquitetura, a Casa Soenga abriu ao público no ano passado, apresentando-se como um refúgio mergulhado na natureza, ao qual se acede discretamente por um caminho de terra batida.

A construção original é uma “casa dos anos 1980, típica de veraneio do Norte do país, com umas características muito engraçadas”, diz Frederico, referindo-se ao facto da habitação se desenvolver numa encosta, disposta em leiras, fazendo com que na sala de estar o pé direito possa chegar aos cinco metros. No interior preservou-se a pedra, que foi conjugada com mobiliário em madeira e peças em algodão, linho e juta, resultando numa decoração frugal, que permite ao cenário envolvente, que entra pelas grandes janelas, ser o protagonista da estadia.

Num dos quartos, a luz entra por uma curiosa janela triangular. (Fotografia: Miguel Refresco/DR)

A disposição da casa no terreno confere-lhe um pé direito com diferentes alturas. 2(Fotografia: Miguel Refresco/DR)

252

Contam-se três quartos – um deles suíte – onde dormem até seis hóspedes, e sala aberta para a cozinha, que está recheada “com as coisas básicas para arrancar, como azeite biológico, chás, cápsulas de café, sal e pimenta”.

Por esta altura, sabe bem acender a lareira e ver filmes num dos serviços de streaming disponibilizados, caminhar pelo terreno e apreciar a mancha vermelha de carvalhos que se acende por esta altura, ou passear junto ao rio Cávado que corre ali perto. A Casa Soenga conta ainda com uma piscina de água salgada e zona para churrascos, valências que estão distribuídas pelos socalcos.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Modelos, 706, Vieira do Minho
Telefone
918 118 652
Custo
() Noite desde 200 euros (sem pequeno-almoço)


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend