5 sítios com bungalows para férias em família no norte e centro

Este paraíso rural escondido fica a apenas 20 minutos de carro de Aveiro. (Fotografia de Maria João Gala/GI)
Têm os confortos de uma casa com o apelo à aventura do campismo e estão rodeados de natureza mais bravia. Em época de desconfinamento, mas ainda com regras de distanciamento social em vigor, os bungalows podem ser uma boa opção para férias em família. Abrace o lema “amor e uma cabana” e inspire-se nestes exemplares de vários tamanhos que servem todos os gostos e todas as carteiras. Eis seis espaços no norte e centro.

Quinta Lamosa
Arcos de Valdevez
A música da água junto a Gerês

Bonitas casas de madeira, uma piscina salgada e um leque de atividades compõem a oferta desta quinta, às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O som da água a correr é companhia permanente dos hóspedes na Quinta Lamosa. O terreno de um hectare, situado na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, é cruzado por um ribeiro, que desce duas cascatas, e se faz ouvir nas casas da quinta.

São quatro, e três delas – a Casa da Árvore e as Casas do Espigueiro 1 e 2 – são construções em madeira, elevadas a cerca de 1,80 metros do chão. A Casa da Árvore é a maior, com capacidade para alojar quatro pessoas e dispõe de uma cozinha completa. Já as casas do Espigueiro, com cerca de metade do tamanho, acolhem duas pessoas cada e têm kitchenette. Apesar de não haver muros dentro da quinta, João Serôdio, o proprietário, garante que há privacidade. “Um dos objetivos era que as pessoas estivessem no mesmo espaço mas não se vissem, graças a barreiras naturais”.

Um dos poucos lugares onde os hóspedes se encontram é na piscina, já que o pequeno-almoço é deixado à porta. Se não apetecer cozinhar, o restaurante Food Moments apresenta uma carta de petiscos, sanduíches, pizas e pratos mais consistentes para levantar em takeaway. Ana Luísa Santos

(Fotografia de Rui Manuel Fonseca/GI)

 

EM MOVIMENTO
Canoagem ou stand up paddle no Rio Vez e no Rio Lima, andar a cavalo ou de bicicleta, e ainda percorrer a Ecovia do Vez são algumas das sugestões para passar o tempo que João Serôdio propõe aos hóspedes.

 

Quinta Lamosa
Lugar da Zebra, Gondoriz, Arcos de Valdevez.
Tel.: 914509049
Web: facebook.com/quintalamosa
Casa do Espigueiro desde 70 euros/noite; Casa da Árvore desde 150 euros/noite


Parque Cerdeira
Terras de Bouro
Aventuras na serra

O Parque Cerdeira, no Gerês, é considerado um dos melhores parques de campismo do país, para quem procura o contacto com a natureza.

Oficialmente, o Parque Cer- deira abriu portas em 1992, mas já antes não faltava quem, atraído pela montanha, ocupasse clandestinamente aquelas terras. Está instalado em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma proximidade privilegiada, também acessível a quem procura o contacto com a natureza, mas sem os constrangimentos do campismo. Em alternativa, existem 12 bungalows, de tipologia T1 e T2, equipados com casa de banho, cozinha, lareira e aquecimento central.

As unidades mais recentes – são também as que se encontram mais afastadas das outras áreas do parque, e por isso ideais para quem procura privacidade – oferecem vista desafogada para as montanhas, e em algumas delas são permitidos animais de estimação. Dentro do complexo há ainda atrações para miúdos e graúdos: minigolfe, campo de jogos, tiro ao alvo, escalada, circuito de arvorismo com slide e rapel, e até uma piscina. E para lá do parque, toda a serra do Gerês, com as suas lagoas, cascatas e miradouros para explorar. Ana Luísa Santos

(Fotografia de Gonçalo Delgado/GI)

 

COMER SEM SAIR DO PARQUE
No restaurante do Parque Cerdeira já se fez famosa a vitela assada com batata a murro e o bacalhau, preparado de várias maneiras. Mas há também opções vegetarianas.

 

Parque Cerdeira
Rua de Cerdeira, 400, Campo do Gerês.
Tel.: 253351005.
Web: parquecerdeira.com/pt
Bungalow T1 a partir de 75 euros


Encosta do Paraíso
Guimarães
Sossego a dois passos da cidade

Dez apartamentos plantados num grande relvado compõem o Encosta do Paraíso. O empreendimento inclui ainda spa, piscina exterior e restaurante.

A dez minutos da cidade, o Encosta do Paraíso oferece o melhor de dois mundos: o sossego e privacidade dos arrabaldes, e a proximidade à vida cultural do centro urbano. O alojamento, composto por dez apartamentos plantados num grande relvado, está inserido num projeto turístico que conta já mais de duas décadas, o Clube Paraíso. “Começamos com uma piscina exterior e bar de apoio. Depois abrimos o restaurante. Mais tarde, sentimos que havia uma lacuna na região em termos de alojamento, e como tínhamos o terreno decidimos avançar com os apartamentos”, conta Vera Ribeiro, diretora do empreendimento.

(Fotografia de Miguel Pereira/GI)

As casas (todas de tipologia T2 e desenho moderno), têm capacidade para quatro pessoas e primam por uma decoração simples mas funcional, com kitchenette, paredes revestidas a painéis de madeira, grandes janelas e uma varanda aberta para a zona verde que as rodeia. Uma envolvência apreciada por famílias, já que não falta espaço para os mais novos darem umas corridas. O complexo conta ainda com spa, ginásio e piscina interior, que, à semelhança da piscina exterior, estão também abertos ao público, cumprindo as medidas de higiene e segurança assumidas com o selo “Clean & Safe”.

Para um intervalo na tranquilidade do campo, Guimarães abre um leque de propostas culturais a conhecer: passeios no centro histórico, espetáculos ao ar livre e sessões de cinema drive-in. Ana Costa

 

PARAÍSO DOS SABORES
O restaurante Paraíso dos Sabores apresenta uma carta de cozinha portuguesa e apresentação cuidada, com foco no bacalhau, peixe fresco e carnes. Tem disponível a entrega de refeições.

 

Encosta do Paraíso
Rua de Agrelos, 521, Guimarães.
Tel.: 962185508 / 253535468.
Web: clubeparaiso.pt/encosta-do-paraiso
Apartamentos T2 a partir de 85 euros (inclui pequeno-almoço)


Cabana Ribeira Delos
Santa Marta de Penaguião
Cabana construída com amor

Na Região Demarcada do Douro, entre encostas abruptas forradas por vinhas, há uma cabana feita à mão, escondida dos olhares de quem passa.

A Cabana Ribeira Delos, em Santa Marta de Penaguião, é um retiro duriense encantador, ideal para umas férias de sossego e privacidade. Ergueu-se graças às mãos hábeis de Joaquim Conceição e do seu amigo Lobo, que ao longo de um ano, durante os tempos livres, construíram esta casinha em madeira, feita inteiramente com material reciclado e reaproveitado, que aloja quatro pessoas.

A estrutura, abraçada por natureza e sem habitações por perto, acolhe, em espaço aberto, uma kitchenette, onde se cozinha com os olhos no exterior; um mezanino, com uma cama de casal, e a sala, que não tem televisão, mas apresenta outros entretenimentos, como livros, um aparelho de música de alta fidelidade e os sinos de vento Koshi, usados para terapia musical e relaxamento.

De facto, “relaxar” é a palavra-chave, sobretudo na varanda em madeira e ao pé da piscina, que nasceu de um antigo tanque de rega. A água é corrente e está sempre a ser renovada, mas devido à pandemia, é agora colocado cloro quando chegam novos hóspedes.

O pequeno-almoço é deixado à porta, numa cesta, pelo casal anfitrião, Joaquim ou a mulher, Bárbara Costa Lopes, sempre disponíveis e bem-dispostos.

Em breve, será inaugurada outra cabana, mais pequena, que poderá alojar até quatro pessoas, mas com um pequeno detalhe. A casa de banho situa-se no exterior, no centro de um bambueiro. Uma oportunidade para experiências diferentes. Ana Luísa Santos

 

PASSEAR POR PERTO
Próxima da cabana ficam a Praia Fluvial de Fornelos e a Capela de São Pedro, em Fontes. A caminhada de três quilómetros até à capela, que inclui um desnível de 300 metros, é recompensada com uma vista panorâmica que abarca a Régua, Lamego e as serras do Alvão e do Marão.

 

Cabana Ribeira Delos
Ribeira de Elos, Santa Marta de Penaguião.
Tel.: 919524315/939465353. Web: Booking – Ribeira Delos
Cabana desde 100 euros/noite (inclui pequeno-almoço); cada pessoa extra acresce 20 euros


Vale da Silva Villas
Albergaria-a-Velha
A família que fez uma aldeia

A 20 minutos do centro de Aveiro existe um oásis de tranquilidade, composto por oito casas diferentes, duas piscinas e um restaurante que serve sabores portugueses.

Este ano foi um renascer das cinzas para o Vale da Silva Villas, um escondido paraíso rural, em São João de Loure. O alojamento não foi poupado ao fogo que, em setembro do ano passado, atingiu ferozmente Águeda e Albergaria-a-Velha, e uma faúlha fez arder duas das seis casas que havia na altura.

Uma delas, a Casa da Árvore, em madeira, era a menina dos olhos de Isabel Costa, proprietária do projeto. Às já existentes construções em betão ou pladur, como a Casa da Avó, Casa de Cima, Casa do Fundo, Casa Branca e Casa de Madeira, um bungalow para quatro, com mezanino um grande relvado privativo e a possibilidade de acolher os animais de estimação, juntaram-se mais três, em madeira, sem fogão, mas com micro-ondas e frigorífico.

(Fotografia de Maria João Gala/GI)

É uma delícia para miúdos e graúdos a Casa da Árvore, diferente da original mas igualmente bela, e com espaço para três pessoas; a Casa do Lago, um pequeno chalé, também ele apto para uma família de três, e a Carroça Cigana, de decoração boémia, e capacidade para dois hóspedes. Em comum, têm todas o engenho manual de Paulo Pereira, agente da polícia e companheiro de Isabel, cuja criatividade e talento se estende também à culinária. Dotes que motivaram a abertura d’A Casa da Sogra, o restaurante do turismo rural, que veio satisfazer a vontade dos hóspedes de não abandonar o Vale da Silva Villas para fazer refeições. Privilegiam-se os sabores portugueses, em pratos como sopa da pedra, bacalhau, peixe assado ou grelhado, cabrito e chanfana. Ana Luísa Santos

 

O QUE FAZER
Nadar nas duas piscinas, balançar nas camas de rede, descansar à beira do lago, passear de bicicleta e conhecer os animais que vivem na propriedade, entre cães, gatos, cavalos, ovelhas e cabras, são algumas das atividades possíveis no Vale da Silva Villas.

 

Vale da Silva Villas
Vale da Silva, Loure, Aveiro
Tel.: 916045055.
Web: valedasilvavillas.co
Carroça Cigana (2 pessoas) desde 85 euros/noite; Casa Branca (7 pessoas) desde 180 euros/noite.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend