Em Setúbal há uma guesthouse que dá a volta ao país em nove suítes

Aveiro é uma das cidades representadas nas suítes da 34 Guest House. (Fotografia: DR)
Na 34 Guest House a suíte Lisboa é barroca, há uma cauda de baleia no quarto inspirado nos Açores e dorme-se entre as riscas da Costa Nova em Aveiro. É uma volta a Portugal em nove suítes, imaginada por duas irmãs e tornada real por um artista plástico e um decorador setubalense.

Entra-se na suíte Açores, “onde o céu e o mar se fundem numa beleza única”, e lá está a enorme cauda de uma baleia a marcar a passagem da sala para o quarto de 40 metros quadrados. Esta é uma das peças decorativas de maior impacto na 34 Guest House, mas há outras que também ficam na memória, como as asas de anjo emolduradas na parede da suíte Lisboa, igualmente da autoria do arquiteto e artista plástico Ricardo Romero.

Foi a ele e ao decorador setubalense João Maria que as irmãs Carla e Sara Tavares, promotoras da guesthouse, entregaram a autoria da decoração e do design de interiores de todo o projeto. Queriam um espaço ligado às artes, que valorizasse também Setúbal e o país, e assim nasceu a ideia de homenagear nove cidades, retratando-as em suítes com aquilo que têm de mais identitário.

Lisboa surge numa versão barroca, em dourado e azul forte, com as asas a remeter para o verso “Um anjo caído que resiste à derrota” de um poema afixado na parede. Guimarães tem um enorme coração na parede sobre a cama, Coimbra lembra o som das guitarras e Viana do Castelo reflete-se nos padrões discretos dos seus lenços. Já na suíte Évora é o legado romano que surge em forma de jarras, e no quarto de Aveiro dorme-se entre as casas da Costa Nova e os moliceiros.

A cidade do Porto é por sua vez representada numa suíte com cama de dossel e um candeeiro com lâmpadas dentro de garrafas de vinho e tem uma varanda com espreguiçadeira. Mais descontraída é a suíte Matilha (pet-friendly) que inclui, na cabeceira, uma obra a citar o famoso cão americano Remix the Dog. Nos detalhes que fazem a diferença destacam-se ainda os mini-frigoríficos Smeg e as máquinas de café que equipam os quartos.

Para usufruto dos hóspedes existe ainda um pátio exterior, em que apetece ficar a descansar ou a beber uma bebida, e uma sala de refeições onde o pequeno-almoço é servido das 08h às 11h (a guesthouse solicita marcação prévia para distribuir as pessoas por turnos e evitar ajuntamentos por causa da Covid-19). Quem preferir tomar o pequeno-almoço no quarto pode fazê-lo sem custo extra. No sótão também existe uma zona de estar comum.

Carla Tavares, residente em Setúbal há quase 30 anos, e a irmã Sara, do Barreiro, idealizaram a 34 Guest House com a intenção de recuperar tudo o que era possível do edifício original datado do século XX – o chão e a escadaria -, e esses elementos vieram a inspirar também a decoração. Não por acaso, a sala de refeições tem cadeiras em forma de mãos: significam uma forma de “abraçar” quem escolhe a guesthouse para conhecer a cidade e, por extensão, um pouco do país.

 

Pequeno-almoço continental
A refeição da manhã é continental e tem tudo fresco e na dose certa, e à chegada os hóspedes
têm direito a um copo de moscatel, sumo ou bebida quente com uma miniatura. Também há
uma máquina de bebidas quentes à disposição.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Artigo originalmente publicado na edição de dia 25 de dezembro de 2020.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend