Quando Melgaço é abraço: 8 sugestões de vinhos do crítico Fernando Melo

Conheça as sugestões do crítico Fernando Melo. (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)
Foi em boa hora que Monção e Melgaço uniram esforços no sentido de promover a que passou a chamar-se a origem do Alvarinho, instituindo-se em berço da casta. Sugestões de vinhos alvarinho de Melgaço

Não tira porém que olhemos para os vinhos de Melgaço com o mesmo assombro de outrora, os escalonamentos das suas vinhas em altitude. Solos de aluvião nas cotas mais baixas, de forte tropicalidade, e vinhas de encosta, de granitos de transição e vinhas de altitude, com granitos mais duros. Delícia garantida, forte aptidão gastronómica e sobretudo muito prazer a beber. Boas provas!

# Soalheiro Granit Alvarinho MM Verde branco 2019 (13%) | Vinusoalleirus – Classificação Evasões: 18
Vinha de encosta, granito rijo, nariz muito fresco de pedra molhada, notas florais fortes. Na boca mostra-se cítrico, evoluindo para impressões salinas, para terminar longo e fino em sugestões de jasmim. Um Alvarinho muito original.
Preço: 12 euros

 

# QM Alvarinho Verde MM branco 2019 (13%) | Quintas de Melgaço – Classificação Evasões: 17
Cor amarela forte, nariz tropical, evocativo de manga madura e rama de tomate. Na boca mostra-se copioso, com notas de compota de de marmelo e de dióspiro. Termina relativamente rápido, deixando impressões florais.
Preço: 10 euros

 

# Parcela Única Alvarinho MM Verde branco 2018 (13%) | Anselmo Mendes – Classificação Evasões: 19
Fermentação em barricas novas de carvalho francês de 400 litros. Estágio nestas barricas durante 9 meses com batonnage sobre borras totais. É um vinho de tese absolutamente notável, terroso em todos os momentos da prova e ao mesmo tempo muito mineral. Termina muito longo e equilibrado.
Preço: 32 euros

 

# Dona Paterna Alvarinho MM Verde branco 2019 (13%) | Carlos Codesso – Classificação Evasões: 17,5
Amarelo aberto na cor, nariz floral e cítrico, juntamente com sugestões de vagens de ervilhas. Na boca é vibrante, com sugestões de raspa de toranja e flores silvestres. Na evolução de boca mostra salinidade acentuada que se vai impondo para terminar elegante.
Preço: 9,90 euros

 

# Valados de Melgaço Alvarinho Reserva MM Verde branco 2018 (13%) | Valados de Melgaço – Classificação Evasões: 17,5
Amarelo aberto na cor, nariz de madressilvas e mel de acácia. Na boca a primeira impressão é tropical, sugestões de maracujá, passando depois a raspa de laranja e nêspera madura. Termina vagaroso e longo, com sugestões salinas.
Preço: 11 euros

 

# Quinta do Regueiro Primitivo Alvarinho MM Verde 2018 (13%) | Quinta do Regueiro – Classificação Evasões: 18,5
Uvas de vinhas velhas. Cor amarela carregada, no nariz surgem logo impressões de água batida em pedra, complementadas por notas de infusão de jasmim. Boca muito especiada, sugestões de noz-moscada, tomate maduro e toranja. Impõe-se de seguida salinidade forte, que acompanha vagarosamente o vinho para um final elegante e equilibrado.
Preço: 17 euros

 

# Poema Novellis Alvarinho MM Verde branco 2017 (13%) | Quinta do Louridal – Classificação Evasões: 17
Dez meses de estágio nas borras finas. Cor amarela carregada, nariz a mostrar notas tropicais de maracujá e manga. Na boca apresenta-se cítrico e ao mesmo tempo terroso, evoluindo no final para sugestões de cogumelos frescos.
Preço: 13 euros

 

# Dom Ponciano Alvarinho MM Verde branco 2018 (13,5%) | Vinhos e Derivados – Classificação Evasões: 17,5
Cor palha citrina, reflexos esverdeados. Aromas de rama de tomate, nêspera madura e esteva. Na boca é vigoroso, com sugestões de compota de pêssego e notas balsâmicas de folha de eucalipto. Final fino e ligeiramente salino.
Preço: 11 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend