Crítica de Fernando Melo: restaurante Casa Lindo, em Gondomar

O restaurante Casa Lindo tem vista sobre o Douro em Valbom, Gondomar. (Fotografia de André Rolo/GI)
Corre aqui veloz e fresco o Douro, ansioso já por chegar ao mar. Intercetamo-lo à mesa tanto nos tempos maiores da lampreia e do sável quanto na lazeira e no luxo acessível que é ser aqui tão bem tratados. E isso acontece todos os dias na linda Casa Lindo, em Valbom.

Marcamos mentalmente os restaurantes com pratos e épocas do ano e sem querer omitimos o resto do calendário, e sem querer somos injustos. Há mesas que merecem mesmo a visita recorrente ao longo do ano, como é o caso deste lugar paradisíaco. A recompensa acontece logo à chegada, abismamos perante a beleza do enquadramento e do quanto a longa varanda nos aproxima do rio, que aqui vai largo.

Gracinda Lima e Manuel Galeiras gerem com mestria e paixão há cerca de 45 anos a Casa Lindo, templo do inefável reduto que é a proximidade familiar, ainda na base de toda a boa cozinha tradicional portuguesa. Gracinda na cozinha, Manuel na sala, juntos elevaram aos píncaros epicuristas a glória de uma refeição aqui. O lugar em si tem 265 anos de história na família de Gracinda, e no tempo da sua avó existia aqui uma mercearia, ou venda, onde se serviam já refeições. Hoje a sucessão está garantida, com o filho Pedro Martins a assumir as rédeas do negócio. Mas vamos para a mesa onde nos é posta a primeira tentação, um pratinho misto de queijo e salpicão caseiro (5 euros) ou de 6 salgadinhos (3 euros).

Lombinhos de vitela. (Fotografia de André Rolo/GI)

Bacalhau é uma das pérolas do cardápio e à Lindo frito com batata às rodelas (20 euros) evoca o bacalhau à Braga na perfeição, perfeitamente processado. Aconselhado, portanto. Das mãos divinas de Gracinda saem maravilhosos filetes de polvo com arroz do mesmo (17,50 euros), na consistência perfeita para o máximo de sabor. Mas os filetes de pescada com arroz e batata (15 euros), tão difíceis já de encontrar feitos a preceito, preenchem ainda melhor as carências de prazeres de outrora.

No fim de semana há cabrito assado no forno (40 euros, 2 pessoas), há que reservar e vale bem a pena. Afinada e refinada é sempre a vitela assada no forno (15 euros), suculenta e saborosa que faz sonhar, e os miminhos de boi grelhados com bacon (17,50 euros) não lhe fica atrás. Terminar com um romeu e julieta de queijo serra da Estrela com marmelada caseira (6 euros) e depois deixar-se ficar junto ao rio que vai é ser já dono de um pedaço de céu.

 

A refeição ideal
(para 2 pessoas)

Pratinho com 6 salgadinhos (3 euros)
Filetes de pescada com arroz de gambas (40 euros)
Vitela assada no forno (25 euros)
Queijo serra da Estrela com marmelada caseira (6 euros)
Pudim abade de Priscos (4 euros)

Casa Lindo
Trv. Convenção de Gramido, 26, Valbom
Tel. 224830200
Das 12h30 às 14h30 e das 19h30 às 22h.
Preço médio: 25 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend