Um dia fora com a mãe: 8 sugestões para pais e filhos

Um dia fora com a mãe: 8 sugestões para miúdos e graúdos
Este fim de semana são muitos os programas e experiências diferentes do Dia da Mãe a acontecer pelo país. Esta é uma seleção de alguns, que têm lugar nas duas grandes cidades.

Ao Ar Livre

Gaia| Piquenique
O Parque Municipal da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia, recebe a segunda edição do Picnic Do Dia da Mãe. Os filhos e as progenitoras tratam do piquenique e a organização fornece a toalha, além de uma série de atividades que iniciam às 10h30, este domingo. Aulas de pilates e de zumba, jogos tradicionais, pinturas faciais e música com DJ são algumas das animações previstas.
6 de maio, 10h30. Web: cm-gaia.pt. Entrada gratuita (limitada à capacidade do espaço).

Lisboa| Passeio de Bicicleta
A Federação Portuguesa de Cicloturismo organiza, este sábado, um passeio de bicileta solidário, cujo valor de inscrição irá reverter para uma associação que acolhe mães e crianças em situações de risco. O ponto de encontro é no Passeio Marítimo de Algés, de onde saem os dois percursos: um familiar, até à Expo (34 quilómetros), e outro até Monsanto, de 42.
5 de maio 2018, 09h00. Passeio Marítimo de Algés. 6 euros. 6 a 15 anos. Inscrições press.solidario@gmail.com

 

Brunches

Porto | Cactos & Ementas
A nova cafetaria do Porto pensada para os mais pequenos encerra ao domingo, mas é possível antecipar a data e comemorar a efeméride no sábado, o dia do Brunch no Cactos & Ementas. Existem menus para pais e filhos, pelo que os adultos podem comer uns ovos assados com bacon e natas, enquanto os miúdos provam as sanduíches cortadas em triângulos. O entretenimento dos mais pequenos está ainda garantido pelos livros para ler e colorir.
5 de maio, das 10h00 às 19h00. 5/9,50 euros (crianças/adultos). Cactos & Ementas, Porto. 938329880

Lisboa | InterContinental Estoril
O lobby lounge do InterContinental Estoril recebe todos os domingos o habitual brunch, mas o próximo é dedicado às mães e filhos. É por esse motivo que, além das sugestões de sempre, os visitantes vão encontrar sushi à descrição e um cantinho específico para crianças com mini pizas, muffins de chocolate e espetadas de fruta.
6 de maio, 12h30. 55 euros (sem bebidas). Crianças dos 4 aos 12 anos pagam 50%. InterContinental Estoril, Lisboa.Web: estorilintercontinental.com. Reservas vanessa.goncalves@igh.com

 

Spas

Lisboa | Martinhal Cascais Family Hotel
Manicure, facial e uma massagem às costas são alguns dos tratamentos que mães e filhos podem partilhar no Finisterra Spa do hotel Martinhal Cascais. O cuidado com o corpo foi pensado precisamente como uma experiência diferente em família, existindo inclusive robes em tamanho mini para os petizes, a imitar o dos adultos, e chinelos a condizer. Há também tratamentos a pensar nos filhos já jovens, a partir dos 12 anos.
Martinhal Lisbon Cascais Family Hotel, Grande Lisboa. Web: martinhal.com/cascais/pt. Tratamentos: > 4 anos. > 40 euros.

Porto | Princelandia
O franchising conta com vários centros pelo país, um dos quais em Matosinhos, que organiza a 6 de maio uma festa do Dia da Mãe. Além deste especial, o spa infantil tem ainda com um serviço fixo «Eu e a minha mamã», a pensar nas pequenas princesas que querem um programa a sós com as mães.
Princelandia Porto, Matosinhos. Das 10h30 às 18h30. Fins de semana, das 10h00 às 20h00. Web: princelandia.com. > 4 anos. > 15 euros.

 

Cultural

Porto | Dias da Dança
O Teatro Nacional de São João recebe, na tarde de domingo, a última performance de uma bailarina nascida no sul da Índia e do guitarrista catalão Ferran Savall, intitulada «Impro Sharana». O concerto cenografado envolve ainda outros quatro músicos de diferentes localizações geográficas. Um programa diferente para mães e filhos que gostam de dança.
6 de maio, 17h00. > 6 anos. > 10 euros. Teatro Nacional de São João, Porto tnsj.pt

Lisboa | Livro «A Minha Mãe»
O livro recentemente editado pela Orfeu Negro é uma homenagem à figura materna, contando a história de uma progenitora vista pelos olhos da sua filha. A poesia de Stéphane Servant é acompanhada pelas pinceladas de Emmanuelle Houdart, que conquistou com estas ilustrações o Grand Prix D’Illustration 2016. Na Livraria e Papelaria Espaço, em Oeiras, a obra inspira uma sessão de leitura, seguida por uma oficina.
5 de maio, 11h30. 3 euros (criança e adulto). Livraria e Papelaria Espaço, Oeiras. Web: facebook.com/livrariaepapelaria.espaco/

 

Leia também:

Dia da Mãe: há ofertas nestes 33 restaurantes em Lisboa
A sua mãe pode ter uma fotografia neste novo restaurante
Está em Cascais o resort perfeito para férias em família