Roteiros para as crianças descobrirem o Porto nas férias

Roteiros para as crianças descobrirem o Porto nas férias
A academia de estudos Eddi – Educação Digital criou um projeto para dar a conhecer a cidade aos mais novos, durante o verão. Até 31 de agosto, o Oporto Observer Kids tem seis roteiros temáticos, que incluem propostas para quem gosta de artes, história e desporto.

Nem todas as interrupções escolares de verão têm de ser passadas na piscina ou em frente aos livros. A pensar nos miúdos que gostavam de conhecer melhor a cidade onde vivem, a academia de estudos Eddi – Educação Digital, com sede no Campo Alegre, criou propostas alternativas para os últimos dois meses de férias dos mais novos. «O Oporto Observer Kids surgiu por constatarmos que os alunos da academia tinham um grau de conhecimento da nossa cidade quase nulo», explica Graça Soares Carneiro, uma das dinamizadoras do novo programa de verão da Eddi, concebido para crianças dos 8 aos 12 anos.

Responsável pelo departamento de matemática, Graça contou com a ajuda de professores de história e educação visual para definir os seis roteiros do Oporto Observer Kids. São eles o Porto das Muralhas, centrado na zona histórica da Sé; o Porto dos Ofícios, que propõe um passeio pela Rua das Flores, onde antigamente se juntavam diferentes artesãos e negócios; o Porto das Memórias, que parte do Centro Português de Fotografia e inclui um peddy-paper e uma oficina; e ainda a Cidade das Descobertas com ida ao museu interativo World of Discoveries, em Miragaia. Os mais desportistas podem optar pelo passeio Cidade dos Dragões (com visita ao estádio) e os miúdos com veia artística têm ainda o Onde está a Arte?, com visita à Miguel Bombarda e observação de grafittis.

Todos estes roteiros acontecem de julho a agosto, de terça a sexta-feira, e ocupam apenas duas horas e meia, em que há espaço para jogos de observação e cartões que abrem a porta a segredos. No final, vão conhecer melhor a cidade onde vivem.

Oporto Observer Kids da Eddi – Educação Digital
Local da partida a combinar.
Tel.: 967977463
Inscrições eddi.eddigital@gmail.com
Dos 8 aos 12 anos. Até 31 de agosto, das 14h30 às 17h00. 20 euros por roteiro; 80 euros por quatro roteiros.


Agenda

ESCOLHA

Mini campos de verão
CALDAS DA RAINHA
Paul de Tornada
Aventuras no Paul de Tornada
Atividades infantis na reserva natural. 16 a 18 de julho, 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00. Dos 6 aos 12 anos. 7,50 euros (inclui lanche e seguro) ou 12 euros (dia inteiro). ceept.
PORTO

Opo’Lab
Make it fun
Construir brinquedos e aprender sobre eletrónica num mini-campo de verão. 16 a 19 de julho, 10h00. 10 aos 14 anos. > 150 euros. kids@opolab.com

 

SEIXAL

Casa GiraSol
A brincar ao teatro construímos um espetáculo
Desenvolver uma peça de teatro, a partir de um conto infantil. 16 a 27 de julho, 11h15 às 13h15. 6 aos 12 anos. 60 euros. casagirasol.pt


ATIVIDADES

BRAGA

Fnac Braga
Yoga para crianças
Modalidade adaptada a crianças entre os 6 e 12 anos. 15 de julho, 11h30. 6 aos 12 anos. culturafnac.pt Gratuito.

 

PORTO

Terreiro da Sé
Peddy-paper – Da Sé à Ribeira
As crianças vão vestir a pele de detetives e procurar pistas até à Ribeira. 3 a 31 de julho, terça a sexta. 6 aos 12 anos. Gratuito (inscrição prévia casadoinfante@cm-porto.pt).

 

LISBOA

Jardim das Estacas
Aoarlivre
Antes da privatização, o Teatro Maria Matos despede-se com uma edição especial ao ar livre, com oficinas científicas e artísticas. 14 de julho, 15h00 às 22h00. Gratuito. teatromariamatos.pt

 

CINEMA

SANTA MARIA DA FEIRA

Biblioteca Municipal
A Idade da Pedra
História sobre Dug, o homem das cavernas que consegue unir a tribo contra a Idade do Bronze.
16 julho, das 10h00 às 14h00. 6 aos 12 anos. Entrada livre (inscrição prévia). nucleopedagogico@cm-feira.pt

 

LISBOA

Quinta das Conchas
Cineconchas: Coco
Último dia do festival de cinema ao ar livre. Sessão é dedicada a crianças. 14 de julho, 21h45. Gratuito

 

EXPOSIÇÕES
PORTO
Centro Ciência Viva
Photo Ark
Joel Sartone é colaborador do National Geographic e fotografou mais de 7 mil espécies para esta mostra. Até 29 de julho, 10h00. Gratuito < 4 anos. Bilhete família (2 adultos + filhos), 14 euros.

 

LISBOA

Pavilhão do Conhecimento
Angry Birds
Exposição imersiva e interativa, que junta ciência, tecnologia, arte e matemática. Até setembro. 6 a 9 euros. pavconhecimento.pt

 

PORTO

Museu da Alfândega
Extinção
Mostra sobre espécies extintas e outras ameaçadas, vinda do Museu de História Natural de Londres. Até 8 de outubro. extincao.pt. 4 a 12 anos, 8 euros. Adultos, 12 euros

 

LISBOA

CCB
No Fundo Portugal é Mar
Mostra que sensibiliza para a poluição e os desequilíbrios ambientais. Até 31 de julho, 10h00 às 13h00 e 14h30 às 18h00. Gratuito.

 

Leia também:

Estas praias fluviais têm desportos aquáticos grátis
Esta escola de tecnologia ensina as crianças a programar
13 restaurantes para conhecer o lado vegetariano do Porto

Não Perca