Lisboa: 5 razões para ir a Monsanto

Há quanto tempo não passeia no maior parque de Lisboa? Vá com as crianças leve um piquenique e aproveite o fim de semana.

1. PORQUE É ÚNICO NA EUROPA
Desde março que Monsanto é “o único parque florestal urbano na Europa” com Certificação da Gestão Florestal FSC. Quem o diz é a SATIVA, a entidade certificadora responsável pela entrega do diploma que reconhece as boas práticas em três áreas essenciais: gestão florestal, questões ambientais e sociais. Os lisboetas agradecem.

2. PORQUE É UMA OPORTUNIDADE DE APRENDER
16 hectares de floresta onde não entra o trânsito, animais domésticos nem multidões, para garantir que este ecossistema se mantém protegido e preservado,no coração de Lisboa. No interior do Espaço Biodiversidade há viveiro e horta pedagógicos, um lago artificial e até um Centro de Recuperação de Animais Silvestres, o LxCras. Para conhecer, é preciso reservar lugar numa visita guiada através do Centro de Interpretação de Monsanto (onde existe também área de exposições e centro de recursos), por 2,1 euros por pessoa.

3. PORQUE NÃO FALTAM ESCORREGAS
E baloiços. E tendas de índios. E casinhas de madeira. E um sem fim de espaço onde correr, dar cambalhotas, pedalar ou simplesmente rebolar.
Entre o Parque da Serafina, o Parque do Alvito ou o Parque Recreativo Moinhos de Santana, só tem de escolher. E pôr os miúdos a mexer.

4. PORQUE ESTÁ SEMPRE EM FESTA
Talvez “sempre” seja um exagero, mas o calendário de Monsanto promete pelo menos dois grandes eventos nos próximos tempos. O Facebook do Parque Florestal vai divulgando oficinas, passeios e outras atividades que decorrem, pontualmente, no espaço.
É estar atento.

5. PORQUE É PERFEITO PARA PIQUENIQUES
Com o regresso do sol, volta também a arte de piquenicar em família.
E em Monsanto há espaço de sobra onde estender a toalha, espalhar os tupperwares e, até, puxar a brasa à sardinha – literalmente. Para além dos 16 parques de merendas, o parque tem zonas de churrasco próprias que podem ser utilizadas até ao final de junho.