Páscoa: há uma nova tartaruga e outros ovos para descobrir no Zoo de Lisboa

A cria de Tartaruga-espinhosa nasceu em julho do ano passado. (Fotografia: DR)
O Jardim Zoológico de Lisboa tem uma nova cria de Tartaruga-espinhosa - cujo nascimento pode ser visto em vídeo - e está a dinamizar uma caça virtual aos ovos da Páscoa com oferta de bilhetes.

_links essb_displayed_top essb_share essb_template_dark-retina essb_599146948 essb_width_flex essb_links_center print-no" id="essb_displayed_top_599146948" data-essb-postid="905263" data-essb-position="top" data-essb-button-style="icon" data-essb-template="dark-retina" data-essb-counter-pos="hidden" data-essb-url="https://www.evasoes.pt/familia/pascoa-ha-uma-nova-tartaruga-e-outros-ovos-para-descobrir-no-zoo-de-lisboa/905263/" data-essb-twitter-url="https://www.evasoes.pt/familia/pascoa-ha-uma-nova-tartaruga-e-outros-ovos-para-descobrir-no-zoo-de-lisboa/905263/" data-essb-instance="599146948">

A nova cria do Jardim Zoológico de Lisboa é uma Tartaruga-espinhosa – uma espécie considerada “em perigo” União Internacional para a Conservação da Natureza -, e dá o mote às atividades do parque para esta Páscoa, realizadas virtualmente, em respeito pelo dever geral de isolamento em vigor.

A principal atividade da programação de Páscoa do Zoo é uma “Caça virtual aos ovos da Páscoa” e vai decorrer de 10 a 12 de abril. Segundo comunicado enviado às redações, para participar, os interessados devem seguir “um conjunto de pistas” para encontrar ovos escondidos “nas várias páginas” do website do Zoo.

Depois de jogar, os participantes devem enviar um e-mail para [email protected] com as respostas corretas para cada pista, habilitando-se a ganhar, diariamente, um dos cinco convites duplos que o Jardim Zoológico tem para oferecer, aleatoriamente, “às cinco primeiras respostas recebidas em cada dia”. Os convites (15 no total) têm a validade de um ano a partir da data de reabertura do parque.

Esta espécie está classificada como “Em perigo” no habitat natural. (Fotografia: DR)

Inspirado pelo advento da Páscoa, que se popularizou entre os mais novos com os ovos, o Jardim Zoológico aproveita também para dar a conhecer a sua nova cria de Tartaruga-espinhosa, nascida a 19 de julho de 2019 após quatro dias em processo de eclosão. O momento do nascimento pode ser visto num vídeo publicado na página de YouTube do parque.

Segundo o comunicado, os progenitores deste réptil chegaram ao Jardim Zoológico em 2005, após uma apreensão de alguns animais que seguiam a rota do comércio ilegal, a principal causa de extinção desta espécie. “Nascimentos como este trazem a esperança à conservação desta espécie francamente ameaçada, e para a qual o Zoo é coordenador do Studbook Europeu, com o objetivo de elaborar uma estratégia de conservação em habitat natural”.

_links essb_displayed_bottom essb_share essb_template_dark-retina essb_1601315681 essb_width_flex essb_links_center print-no" id="essb_displayed_bottom_1601315681" data-essb-postid="905263" data-essb-position="bottom" data-essb-button-style="icon" data-essb-template="dark-retina" data-essb-counter-pos="hidden" data-essb-url="https://www.evasoes.pt/familia/pascoa-ha-uma-nova-tartaruga-e-outros-ovos-para-descobrir-no-zoo-de-lisboa/905263/" data-essb-twitter-url="https://www.evasoes.pt/familia/pascoa-ha-uma-nova-tartaruga-e-outros-ovos-para-descobrir-no-zoo-de-lisboa/905263/" data-essb-instance="1601315681">




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend