Matosinhos: hoje pode ver o maior eclipse do século em família

Matosinhos: hoje pode ver o maior eclipse do século em família
O fenómeno lunar, que só se repete com esta dimensão após 2100, pode ser observado dos jardins do Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira. O momento será comentado por um especialista em astronomia.

Há muito mais a fazer do que apenas olhar para o céu em noite de eclipse lunar. Hoje (27 de julho), a partir das 21h00, o fenómeno vai ser acompanhado com redobrada atenção nos jardins do Museu da Quinta de Santiago, graças à presença de um especialista.

José Augusto Matos é formado na área de astronomia e será o responsável por «trocar por miúdos» o que acontece quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua, projetando a sua sombra nesta última, e esclarecendo o que lhe confere o tom avermelhado. Desde os anos 1990, o especialista dá formação sobre esta área em ambiente escolar e ao público em geral, adaptando assim o seu discurso a várias idades ao longo de uma hora e 40 minutos.

O melhor é chegar cedo, já que o expoente máximo do eclipse acontece às 21h22, mas será possível acompanhar a transformação desde o momento em que a lua nasce (no Porto é às 20h51). Especialistas internacionais admitem que um eclipse de duração superior só voltará a acontecer no próximo século.

O evento gratuito, organizado em parceria pelo Museu da Quinta de Santiago e a Associação de Física da Universidade de Aveiro, vai ainda permitir aos visitantes observar Marte, uma vez que nessa noite o planeta vermelho está mais perto da Terra. Depois disto, não vai ser preciso contar estrelas para adormecer.

 

Onde e quando?

27 de julho, 21h00
Museu da Quinta de Santiago
Rua de Vila Franca, 134, Leça da Palmeira
Tel.: 229392410
Entrada gratuita
Férias de verão
De 6 a 10 de agosto, o Museu da Quinta de Santiago organiza uma residência artística para crianças em período de férias, cujo tema é leques de verão.

 

Leia também:

Está em Cascais o resort perfeito para férias em família
Esta escola de tecnologia ensina as crianças a programar
Explorar o Parque Biológico de Gaia com as crianças




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend