Das capitais aos rios e desertos: jogos para as crianças aprenderem geografia

Estes jogos online e gratuitos ensinam noções básicas de Geografia às crianças. (Fotografia: DR)
Aproveitando o facto de, por estes dias, as crianças estarem mais focadas nos écrãs, tome nota destes websites com jogos interativos, vídeos e quizzes de cultura geral sobre o mundo, que são uma boa forma de os entreter passando conhecimento.

Jogos sobre a União Europeia
Países, capitais, bandeiras, culturas… No website da União Europeia (UE) dedicado ao ensino (para crianças até aos 15 anos ou mais) aprende-se sobre tudo e mais alguma coisa a jogar no computador, com ou sem a ajuda dos pais. Há 11 jogos que apelam, através de ícones e sons interativos, à exploração do écrã e revelam curiosidades. No puzzle da UE, por exemplo, o jogador tem de encaixar os países na posição correta, enquanto no jogo “À Descoberta da UE” se percorre um tabuleiro, com jogadas de um dado virtual, respondendo a perguntas. Também há jogos sobre monumentos, um “quantos-queres” sobre factos da União Europeia para imprimir e jogar em casa e um mapa interativo cujos ícones revelam informações sobre a gastronomia, língua, população e localização de cada país, assim como muitas curiosidades surpreendentes.

Disponível aqui: https://europa.eu/learning-corner/play-games_pt

 

Jogos sobre geografia mundial
No website World Geography Games não há limites para o conhecimento. Os jogos estão divididos pelas categorias Mundo, África, Américas, Ásia, Oceania e Europa e versam sobre tudo um pouco, dos países às capitais, das bandeiras aos estados, passando pelas monarquias, zona euro, União Europeia e assuntos de geografia mais detalhados, como mares, rios, cadeias montanhosas, vulcões, penínsulas e cidades. Muitos jogos assentam na lógica de tentativa-erro, outros convidam a arrastar formas ou palavras para as posições corretas. Para jogar, é necessário que o browser (Google Chrome ou outro) corra o programa Java Player.

Disponível aqui: https://world-geography-games.com/index.html

 

+ Uma ideia: jogar no telemóvel
Neste jogo criado pela Google Maps a partir do mapeamento dos Himalaias em três dimensões, o utilizador dá vida ao iéti Verne (criatura mítica que habita supostamente os Himalaias) durante uma expedição gelada. É possível subir ao Everest em segundos, deslizar de skate em lagos gelados e descobrir informações de cultura geral sobre os Himalaias, controlando a personagem com os comandos que surgem no écrã do telemóvel ou tablet.

Verne: The Himalayas
Disponível gratuitamente no Google Play




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend