Oficinas para entreter os miúdos nas férias de Natal

Oficinas para entreter os miúdos nas férias de natal
O ciclo repete-se: terminam as aulas e várias instituições pelo país preparam-se para receber as crianças até ao natal, com oficinas, jogos, e outras atividades criativas. No Porto e em Lisboa há propostas capazes de agradar a pais e filhos.

O trenó mágico está prestes a partir do Núcleo de Etnografia e Folclore da U.Porto no dia 18. É o início das oficinas de natal, organizadas pela Reitoria da Universidade do Porto, que se repetem anualmente, mas sempre com atividades diferentes. Este ano, as atividades do programa Trenó Mágico acontecem no núcleo de etnografia, durante três dias. Os mini participantes vão aprender sobre os diferentes natais pelo mundo, mas também visitar o Museu do Carro Elétrico, construir decorações, escrever postais de Natal e aprender sobre o fenómeno do frio.

As experiências científicas fazem também parte da programação de Férias de Natal em Serralves. São pensadas para as duas semanas de férias das crianças e dividem-se em três grupos: dos 4 aos 6 anos, dos 6 aos 9 e dos 9 aos 12 anos. Os mais pequenos vão fazer oficinas de prendas, explorar dispositivos luminosos, enquanto na segunda turma já se cozinha doces de natal e se cria objetos a partir de obras de arte. Os mais velhos vão poder transformar-se em astrónomos e construir brinquedo com recurso a materiais do Laboratório de Ciência de Serralves.

Mais a sul, na capital, uma das atividades destina-se a crianças que querem descobrir a sua cidade enquanto passeiam a pé. Dá pelo nome de Lisboa, Com Paragem em Muitos Museus e é exatamente isso que se vai fazer ao longo de cinco dias, a começar a 18 de dezembro. Os museus Arqueológico do Carmo e de São Roque, o do Dinheiro, o Museu das Artes Decorativas, o Nacional de História Natural e a Cinemateca Júnior serão tudo pontos de passagem deste programa, que inclui oficinas pelo caminho.

Para ficar entre portas é experimentar o Arqui-Atlas do CCB, dedicado a geografia e arquitetura. No pólo do CCB Garagem Sul vão acontecer as atividades de 18 a 22 de dezembro, que irão permitir aos miúdos criar atlas, mapas e fazer desenhos e maquetas, explorando o mundo através da construção.

U.Porto
Sede do NEFUP – Rua dos Bragas, 28, Porto
18 a 20 de dezembro
Inscrições cultura@reit.up.pt
Preço: 40 euros 3 dias; 8 euros por módulo

Fundação de Serralves
Rua Bartolomeu Velho, 141
18 a 22 e 26 a 29 de dezembro
Inscrições na receção do museu. Dúvidas para a.silva@serralves.pt
Preço: a partir de 65 euros

Little Lisbon
Vários locais
18 a 22 de dezembro. 7 a 12 anos.
Inscrições info@lisbonforkids.com
Preço: 120 euros

Garagem Sul do CCB
Centro Cultural de Belém
18 a 22 de dezembro). 7 a 13 anos.
Inscrições garagemsul@ccb.pt
Preço: 110 euros (almoço incluído)

 

Leia também:

6 sugestões de livros para oferecer aos miúdos este Natal
Martinhal Chiado: um hotel que mima adultos e crianças
Porto: 8 sítios perfeitos para ir comer com os miúdos