Ir com a família ver estrelas junto ao lago do Alqueva

Ir com a família ver estrelas ao Alentejo
Este fim de semana, o município transforma-se numa central de astronomia, com palestras, oficinas, observações e outras atividades para fazer em família naquela que é a 23.ª edição do Astrofesta.

Haverá quem nunca tenha espreitado pela lente de um telescópio, quem domine na ponta da língua a sua construção e quem conheça os astros como a palma da mão. Este fim de semana, o Observatório do Lago Alqueva recebe a 23.ª edição do Astrofesta, o festival que junta amadores e curiosos de astronomia em Reguengos de Monsaraz.

As famílias são bem-vindas até domingo, já que a festa é também dedicada a elas, com atividades para vários públicos a acontecerem durante todo o fim de semana. Entre as palestras, que esperam receber os mais pequenos na audiência, serão abordados temas como o próprio observatório do Lago Alqueva, que integra a Reserva Dark Sky Alqueva, uma região que protegida da poluição luminosa e apresentada com um dos locais mais escuros do mundo.

Relógios de Sol, Exploradores Espaciais na Sala de Aula e O Lado Escuro do Universo são outras das conferências em destaque na programação, que conta ainda com várias oficinas para fazer em família, durante a tarde de sábado. Entre elas, contam-se os workshops Instrumentos Náuticos e Relógios de Sol, Pinturas em Barro e Artes Plásticas para Crianças.

Haverá também yoga para pais e filhos no terraço e observação astronómica. Ainda faltam incentivos? Então, vale a pena saber que todas as atividades são gratuitas e basta apenas a inscrição prévia, que pode ser feita em olagoalqueva.pt. Um fim de semana a olhar para o céu, à distância de um clique e uma viagem ao Alentejo.

 

Leia também:

5 sítios paradisíacos para ficar no Alentejo
Dormir numa estação de comboios, no Alentejo
Uma fábrica de chocolate no Alentejo