Acampar e dormir em família no Planetário de Espinho

No dia 4 de março será possível montar tenda e saco-cama no Planetário de Espinho e observar o céu noturno.

A atividade organizada a pensar em famílias, crianças e estudantes chama-se, precisamente, «Acampar no Planetário». O programa desta noite vai contar com várias atividades, incluindo uma sessão no planetário e uma «caça às constelações». As observações do céu noturno com o telescópio localizado no topo do edifício serão um dos pontos altos do evento.

Cada participante deverá preparar-se devidamente. O «kit do campista» deve incluir roupa confortável, chinelos, saco-cama e almofada, lanterna (pouco brilhante) e material de higiene. Será será servida ceia e, de manhã, há pequeno-almoço.

Inserido do Centro Multimeios de Espinho, este Planetário é um dos mais avançados, em termos tecnológicos, do país. Tem um novo sistema digital que permite uma projeção a 360º 3D, que rodeia por completo o espetador com imagem, numa experiência imersiva. As inscrições já estão abertas e são obrigatórias.

Acampar no Planetário
04/03
Preço: 30 euros; 25 euros (grupos de três ou mais participantes); gratuito (professores e acompanhantes de grupos à razão de um por cada dez alunos.

Programa completo
21h00 – Registo Observatório
22h00 – Observações do céu noturno com o telescópio localizado no topo do edifício
23h00 – Sessão de Planetário
23h30 – Ceia leve
00h00 – Caça às constelações – aprender de forma divertida a distinguir as constelações
00h45 – Dormir
08h00 – Alvorada
08h30 – Pequeno-almoço
09h00 – Observação do Sol
09h30 – Fim da atividade