A pé entre o Porto e Santiago, com o mar no horizonte

Esta é uma reportagem para ler na Evasões 360. A partir de 8 de julho, a nova revista de viagens estará disponível nas bancas com o jornal Diário de Notícias - de forma gratuita, todos os segundos domingos de cada mês. Ficará posteriormente à venda em banca pelo preço de capa de 2,60 euros.

São vários os caminhos para chegar a Santiago de Compostela, mas o Caminho Português da Costa é, com toda a certeza, um dos mais belos. 149,5 quilómetros entre Porto-Valença – aos quais se juntam mais 108,5 quilómetros até à cidade espanhola – num percurso que atravessa aldeias, vilas, cidades, campos, rios, igrejas e um sem número de monumentos. Um legado que remonta ao século XV, agora revitalizado, e que vai muito para além da religião.

Uma reportagem de Carina Fonseca (texto) e Igor Martins (fotografia) para ler na primeira edição da Evasões 360º.

“Além da devoção religiosa, a introspeção é uma das maiores motivações. Há pessoas que fazem o Caminho porque «querem mudar de vida», outras porque apreciam «a parte cultural e arquitetónica» e ainda quem queira «testar os seus limites»,

“Tudo começa na Sé do Porto, cujo claustro velho teve em tempos uma capela dedicada a Santiago, conta Manuel Araújo, técnico superior do Arquivo Histórico Municipal. É na Sé que se adquire a Credencial do peregrino, documento que dá acesso a albergues e vai sendo carimbado em vários locais, como prova de que se cumpriu o percurso.”

“A partir de Vila Praia de Âncora e até Moledo, em Caminha, o traçado é sempre feito junto ao mar. Uma espécie de força extra. As ondas embalam a viagem”

“Santiago. A Catedral. A sensação de dever cumprido, independentemente da motivação de cada um. E o que o que é se faz depois de tantos quilómetros e cerca de uma semana a caminhar? Reza-se, chora-se, descansa-se? Nisto da fé e do esforço não há um guião pré-definido, mas quase ninguém abdica visita à tumba e o abraço à estátua do apóstolo.”

Leia a reportagem completa na revista Evasões 360, este domingo, 8 de julho, grátis com o Diário de Notícias. Nas bancas, depois, vendida separadamente.

A primeira edição da Evasões 360, a nova revista de viagens do Diário de Notícias.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend