LAB do Penha Longa recebe primeira distinção Michelin com Sergi Arola

A alta-cozinha experimental do LAB by Sergi Arola, do Penha Longa Resort, em Sintra, deu ao chef catalão mais uma insígnia Michelin.

24 lugares. Apenas ao jantar, de quarta- -feira a sábado. Mergulhado no verde e na calma da Penha Longa, em Sintra, Sergi Arola, o catalão estrelado, está mais sereno e de pé no chão, o que não quer dizer que tenha perdido o espírito irrequieto. Desta feita, trata-se de LAB by Sergi Arola, alta-cozinha assumidamente experimental, que afina pelos mesmos princípios do Gastro, o restaurante de assinatura que mantém em Madrid. Arola vai alternar com seu braço direito na capital espanhola, Ferrán Cerro, as vindas quinzenais à Penha Longa, o que é fundamental para manter a proposta de um cardápio curto e dinâmico (à la carte e dois menus de degustação que devem passar a três em breve), com entradas novas a cada três ou dois meses.

Milton Anes é o chef residente, bem apoiado na sala por profissionais como o maître Pedro Fonseca e o escanção Ricardo Rodrigues, que reuniu 550 referências na carta de vinhos. O LAB não é barato, nem poderia ser, pelo que o preço médio ronda os 90 euros por pessoa e inclui menu assinado no final — esse é também o custo do menu Descobertas (tapa, entrada, pratos de peixe e de carne e sobremesa; mais 40 euros para os vinhos), os outros dois, Sergi (tapa, duas entradas, pratos de peixe e de carne e sobremesa) e Loucura a Loucuras (toda a carta), saem, respetivamente, por 105 (mais 55 para os vinhos) e 130 euros (mais 75 para os vinhos). Paredes meias com o Arola, o LAB não pretende fazer concorrência em casa comum; o primeiro, a funcionar há oito anos, promove a partilha e o convívio à volta das tapas; o segundo é mais “crescido” e leva o lado lúdico muito a sério.

LAB by Sergi Arola
Penha Longa Resort,
Estrada da Lagoa Azul (Linhó)
TEL.: 219249052
WEB: penhalonga.com/pt/Gastronomia/LAB-by-Sergi-Arola
De quarta-feira a sábado, das 19h00 às 23h00
PREÇO MÉDIO: 90 euros

 

Este artigo foi publicado originalmente na edição 10 da Evasões, a 10 de junho de 2015. Foi atualizado a 23 de novembro, após anúncio dos restaurantes distinguidos pelo Guia Michelin 2017.