O Alentejo volta a ter uma estrela com Laffan

Depois de perder a estrela Michelin no ano passado, Miguel Laffan recupera agora a confiança dos inspetores Michelin.

Por um bom tempo ainda, Miguel Laffan tem consciência de que, volta e meia, o tema da estrela Michelin [perdida na edição de 2016 do guia e recuperada este ano] virá inevitavelmente à baila, mas ele foi o primeiro a não fazer disso um tabu. Após um período de maior dispersão, o chef natural de Cascais voltou a fazer do restaurante L’AND, instalado no resort L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo, a sua prioridade máxima com a cumplicidade da equipa. O novo menu de degustação, estreado em finais de abril para coincidir com o lançamento de dois vinhos da casa – um rosé e um branco 2015 –, não se afasta da matriz alentejana, que sempre norteou este projeto, mas revela alguma ousadia ao incluir no rol de pratos mais do que um com influência e ingredientes marcadamente tailandeses, sem esquecer que está no Alentejo.

Mais aberto e experimental do que o à la carte, o menu de degustação permite, regra geral, arriscar, por isso mesmo o toque oriental faz-se sentir ainda antes do couvert (onde, já agora, surge uma folha de shiso mergulhada na taça de azeite), com as amêndoas gulosas que caramelizou com açúcar, flor de sal e caril. Vai mais longe ao incluir uma versão da sopa tom yung kung (também conhecida por tom yum goong) e em ter, pelo meio, um caril verde de manjericão a acompanhar o pregado corado e um puré de couve pak choi (a couve branca chinesa) a criar a ilusão perfeita de um jardim em torno de um peito de pato curado em citrinos.

Mas que esta orientalidade não desvie a atenção de propostas como o salmonete de Setúbal braseado na salamandra servido com açorda de berbigão e espuma de bivalves ou o tártaro de lagostim. A encerrar, Laffan equilibra o doce das sobremesas com um sobert de yuzu (citrino japonês) e mirin (vinho de arroz) ou em sugerir, no lugar do café, a tisana Wonder L’AND, deliciosa por sinal, criada pela vietnamita Thuy Tien.

L’AND VINEYARDS
Estrada Nacional 4, Herdade das Valadas (Montemor-o-Novo)
Tel.: 266242400
Das 13h00 às 15h00 e das 19h30 às 22h30. Encerra à segunda e à terça
Preço: 70 Euros (mais 20 euros para vinhos)

Este artigo foi publicado originalmente na edição 59 da Evasões, a 13 de maio de 2016. Foi atualizado a 23 de novembro, após anúncio dos restaurantes distinguidos pelo Guia Michelin 2017.