Crónica de Ana Luísa Santos: Gravar memórias

(Fotografia: Maksim Goncharenok/Pexels)
Fotografar tudo e mais alguma coisa, com telemóveis que parecem ter uma memória infinita, poderá estar a comprometer a nossa capacidade de construção das mesmas.

Quanto mais velha fico, mais percebo a importância do nosso baú mental, a que chamamos “memórias”. Somos moldados por elas. Gostamos de voltar onde fomos felizes, seja à boleia de um prato, uma fragrância, uma canção; olhamos com carinho para certas fotografias; conversamos horas sobre o que já passou. Por outro lado, marcamos viagens, piqueniques, jantares e fazemos atividades fora do habitual para “criar memórias”, como agora se diz.

Nos últimos anos de trabalho na “Evasões”, têm-me falado amiúde em “cozinha de memórias”, ou seja, pratos que evocam recordações ao nível do paladar. Disse-o o chef Henrique Ferreira relativamente às broinhas doces, feitas por senhoras de Santar com o resto da massa da broa, à qual juntavam açúcar e canela, para oferecer às crianças depois da escola. E disse-o Andreia Santos – que, ao lado de Jerónimo Pinto Abreu, gere o restaurante vegan Lupin – relativamente ao rancho, isento de proteína animal, que estava a sair no sábado. Como praticante de uma dieta quase vegetariana, procuro muitas vezes o conforto das receitas da minha infância em recriações isentas de carne ou peixe. Outras vezes, acabo a criar memórias, às quais me apetece voltar vezes sem conta, como um jantar no restaurante Seiva com as criações coloridas e apaladadas do chef David Jesus, ou o brunch de inspiração francesa da pasteleira Marthe Lemoine na My Green Pastry.

Posto isto, fiquei um pouco inquieta quando li, recentemente, uma notícia intitulada “Estamos a construir menos memórias porque fotografamos tudo e mais alguma coisa?” no site da CNN Portugal. No artigo da jornalista Daniela Costa Teixeira, Filipe Palavra, neurologista e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia, refere que esta necessidade de fotografar em massa retira robustez ao processo de construção de memórias, impactando a atenção, um aspeto determinante para a criação das mesmas.

Estará a minha geração a caminhar para um futuro onde não se lembrará de nada? Terá milhares de registos fotográficos, guardados em terabytes, mas será que vai recordar a companhia desses momentos, os cheiros, os sabores e as músicas, com a clareza que a minha avó ainda relata as traquinices e os bailes da sua juventude? Ou teremos apenas aquele auxiliar de memória visual enquanto tudo à volta se dissolveu?

À medida que caminho para esse futuro, esforço-me por estar onde estou. Não tenho imagens do único festival de música a que fui este ano e nunca partilhei nas redes sociais imagens de uma das viagens mais especiais que fiz. As memórias, essas, estão bem guardadas. Que nunca me faltem as palavras para as partilhar.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend