A Evasões em banca

A capa da Evasões de 13 de outubro, gratuita com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Conheça os temas mais importantes desta edição especial sobre Viseu.

1. Enoturismo no Dão
As paisagens são austeras, as vinhas feitas de pequenas parcelas, escondidas por vezes entre manchas de pinhal, fragas de granito, muros de pedra. Mas o Dão exige apenas que se olhe com olhos de ver. Foi o que fizemos, e descobrimos um punhado de quintas e adegas que nos levantam a questão: estaremos perante o próximo grande destino português de enoturismo? Arquitetura, boa mesa, onde ficar, gente que vale a pena conhecer, vinhos para o futuro – não lhe falta nada.

2. As outras mesas de Viseu
Sabe o viajante avisado que em Viseu se come bom cabrito, polvo de antologia, bacalhau como manda a regra. Mas… e o resto? Haverá espaço para quem quer variar da cozinha de substância? Há, pois: sushi sem invenções, boas pizas, uma marisqueira que nada deve às do litoral, cozinha vegetariana, comida saudável e mais.

3. Ficar no centro da cidade
Hotéis com espírito boutique, guesthouses e hotelaria de aura clássica, para quem quer ficar em Viseu sem perder de vista o centro histórico.

4. Passear em redor de Castro Daire
Arroz de feijão com salpicão cozido, aldeias de granito e paisagem serrana, e uma quinta estrategicamente isolada que é o paraíso para quem procura paz e sossego, a meia hora de Viseu.

 

Leia também:

Comer à grande e à espanhola em Lisboa? Por supuesto, tío
Monsaraz: a vila em colina que é um tesouro por descobrir
Bola Falafel: a comida kosher israelita à prova no Porto



CONTEÚDO PATROCINADO