Esta loja lisboeta vende artesanato de todo o país

Artesanato tradicional português - como ourivesaria, cerâmica e cortiça - é o que se encontra nesta casa, cujo dono é neto do «homem que abriu a primeira loja» do género no país.

O espaço é recente, abriu nem há um ano. Mas os produtos que aqui se vendem contam muito da história de Portugal. Na Tradition Store é o artesanato português que enche as prateleiras, numa disposição de certo modo aleatória – neste cantinho da Baixa Pombalina procura-se articular o melhor da cultura nacional.

As peças à venda são de várias regiões do país, ilhas incluídas: ourivesaria, com destaque para a filigrana, cerâmica do Alentejo e de Coimbra, loiça de Alcobaça e Caldas da Rainha, bordados da Madeira e dos Açores, cristais da Marinha Grande lapidados à mão, cortiça. E, se no embrulho, o cliente leva «um presente cultural», na cabeça leva o resumo da história da peça adquirida. Isto, porque quem está no atendimento dá algumas informações sobre o conteúdo da casa em geral – e das peças escolhidas em particular.

As raízes da Tradition Store remontam a 1974 e Carlos Borges, o dono, tem muito orgulho de ser neto do «homem que abriu a primeira loja de artesanato no país» e de ter dado continuidade a um negócio familiar. José Maria Sequeira era um sapateiro de Sintra. Dava-se com a alta sociedade, sendo muitos dos seus clientes fidalgos e homens das artes, e na sua oficina faziam-se tertúlias ao som dos vários instrumentos que tocava. «Quando deixou de conseguir fazer sapatos, começou a fabricar peças de artesanato em madeira», conta Carlos. À produção própria juntou peças de outros artesãos com quem fez parcerias. Surgiu então, na Sintra de 1974, a Camélia – a tal loja pioneira, da qual Carlos também é hoje proprietário. A tradição corre na família.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua dos Fanqueiros, 99 Lisboa
Telefone
218870472
Horário
Das 10h00 às 19h00. Encerra domingo.


GPS
Latitude : 38.7103465
Longitude : -9.135892600000034

 

Leia também:

A nova loja de Lisboa é um mundo de missangas
Lisboa tem um novo andar para artesãos e designers
Vagabunds & Co é a nova loja de streetwear de Lisboa