Uma loja dos anos 1970 com amor e design em Cedofeita

Jorge Cabral é um apaixonado por sistemas de som dos anos setenta, sobretudo de alta fidelidade e gira-discos. Na Top Vintage, às portas da Baixa do Porto, vende modelos raros de marcas icónicas.

Na Top Vintage, às portas da Baixa do Porto, Jorge Cabral, arquiteto de formação, vende aparelhagens «de qualidade, quer na construção, quer na sonoridade, e de marcas icónicas», cujo período áureo foram os anos setenta. Com design e «em bom estado», acrescenta. O objetivo, explica, é que o cliente consiga adquirir, «com quinhentos, seiscentos euros, uma aparelhagem de excelente qualidade» e cuja correspondência atual lhe custaria algo na casa dos quatro dígitos.

Quem, como Jorge, for fã dos modelos da Bang & Olufsen, «que nos anos 1970 tinham preços proibitivos», e do design que a marca dinamarquesa viu nascer com a chegada com Jacob Jensen encontrará na Top Vintage várias oportunidades, como um gira-discos que está à venda por 350 euros ou um conjunto de amplificador, sintonizador e colunas que se cifra pelos 600.

Há também sistemas de som de outras marcas de renome – Thorens, Marantz, Technics, Garrard, NAD, Rotel, Onkyo, Lenco, Claude Paz & Visseaux. «Nada made in China. E, de alguns destes modelos, existiam poucos exemplares em Portugal. Nesse sentido, são raros», sublinha Jorge Cabral. Para quase todos, ainda se encontram componentes, o que torna possível a reparação.

«Os aparelhos que aqui tenho correspondem a uma época em que as coisas e o trabalho eram mais valorizados. As marcas procuravam fazer bem e usavam materiais nobres. A maior parte destes aparelhos era feita para durar uma vida», explica o arquiteto de 48 anos.

Completam a oferta desta loja de nicho máquinas fotográficas e de filmar antigas – «tudo analógico» –, candeeiros ao estilo Bauhaus, máquinas de escrever, rádios a válvulas, projetores de cinema (de 8 a 35 mm) e discos de vinil, entre outros colecionáveis.

 

Top Vintage
Morada: Rua Aníbal Cunha, 64 (Cedofeita)
Tel.: 932851535
Horário: Das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 20h00. Encerra sábado de manhã e ao domingo.
Preços: Gira-discos dos 150 aos 350 euros; sistemas de som completos à volta de 500 euros.