Teresa Rego Studio e Ana Seixas têm portas abertas para a ilustração, no Porto

Ambos os ateliês se situam na Rua de Oliveira Monteiro, no Porto. (Fotografia de Igor Martins/GI)
Teresa Rego e Ana Seixas montaram os seus ateliês e lojas de ilustração praticamente lado a lado, na rua de Oliveira Monteiro, no Porto, cada uma com o seu estilo e as suas propostas. Há originais, prints, serigrafias, mas também tapeçaria, cerâmica ou tatuagens temporárias. E espaço, ainda, para workshops.

Teresa Rego Studio

Teresa Rego nasceu no Porto, mas sempre morou em Penafiel e tirou o curso de arquitetura em Guimarães. A seguir, foi para Londres, onde estudou ilustração. Quando teve de escolher um tema a que se dedicar, pela sua formação-base e por estar numa cidade “tão grande e com tantos espaços verdes”, decidiu explorar a relação entre o espaço natural e o espaço construído. E isso reflete-se até hoje no seu trabalho artístico, que combina formas orgânicas com outras retilíneas, geométricas. São criações alegres e coloridas, que procuram suscitar “um sentimento de felicidade”, diz. “Gosto desse sentimento de felicidade e, ao mesmo tempo, choque: quando existe uma ilustração minha, [as pessoas] notam logo.”

Regressada a Portugal, Teresa procurou um ateliê espaçoso (trabalha muito com técnicas manuais, carimbos e serigrafias, recortes, colagens…), e encontrou-o na rua de Oliveira Monteiro, no Porto. O arranque foi em outubro de 2019, e só no ano seguinte surgiu a loja. Em baixo, fica a oficina e, em cima, o showroom, que tem à venda originais e prints, serigrafias numeradas, postais, pinturas, tapeçaria e outros artigos utilitários e decorativos. Há desde candeeiros, almofadas e toalhas de mesa até louça e peças tridimensionais, em madeira, para pendurar na parede.

Aquele é, também, um espaço de workshops. Os próximos realizam-se nos dias 26, 27 e 28 de junho e são ministrados por Rita Botelho, do Atelier Piino. Trata-se de uma formação intensiva, de um dia, em que os participantes podem aprender a trabalhar com massa polímera e pôr em campo a sua criatividade.


Ana Seixas

Quase ao lado, fica outra oficina e loja de ilustração bem colorida, desta feita, de Ana Seixas. “As pessoas param no semáforo e ficam a ver a montra”, comenta, sorridente, deitando um olhar à rua. A criadora estudou design gráfico e depois fez uma pós-graduação, em ilustração infantil, muito virada para a parte editorial. Desejosa de aplicar a ilustração a produtos e contactar diretamente com o público, quis ir além dos livros e revistas. Começou a vender ilustrações em feiras e montou uma loja online, que acabou por ganhar existência física.

Tencionava inaugurar o seu estúdio/loja em março de 2020, mas, devido à pandemia, só o fez mais adiante. Certo é que ele aí está, com edições limitadas de serigrafia e risografia em harmonioso convívio com outros trabalhos, seja papel de embrulho ou tatuagens temporárias para crianças. A oferta inclui ainda tote bags, autocolantes, postais (também para colorir), pins, candeeiros, jarras e outras peças de cerâmica, que começou a fazer porque sentia falta desse lado mais manual.

Tanto a ilustração como a cerâmica de Ana Seixas são marcadas por cores fortes e brilhantes, animais e outras figuras. “Não considero que o meu trabalho seja exclusivamente para o público infantil, apesar de ser muito colorido e ter muitas personagens”, sublinha ela, que considera “difícil, na área criativa, ficar fechada numa definição”. Ora, quem quiser pôr as mãos na massa com o seu acompanhamento só tem de reservar lugar num dos workshops de cerâmica que vai promovendo.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend