Paraíso de queijos com direito a prova na Rua do Almada

Dois amigos da Galiza juntaram-se para abrir a Queijaria do Almada, no Porto, que tem queijos nacionais e internacionais selecionados, provenientes, na maioria, de pequenos produtores.

É uma loja visualmente apelativa: logo à entrada, há queijos de dimensão considerável, peças inteiras que, no caso do francês Comté, o mais vendido, podem atingir os 40 quilos. À medida que se avança, surgem muitos outros, menos vistosos em tamanho, alguns com aspeto curioso, devido à casca ou à forma. O espanhol Castro Castillo, por exemplo, pode fazer lembrar um tijolo. Interpretações à parte, escolher entre mais de 50 variedades de queijo pode revelar-se difícil. Nada que quem está do lado de lá do balcão não resolva.

«O cliente pode provar os queijos à fatia, para estar mais seguro. Perguntamos quais as preferências: mais amanteigado, duro, mais seco, mais picante, de pasta mole? E, em função disso, damos a provar.» É assim que Alberte Pérez quebra o gelo, quando entra alguém na Queijaria do Almada, a loja especializada que abriu, no final de março, com o amigo Alejandro Lamela Arias. Ambos são de Lugo, na Galiza, mas escolheram montar o negócio deste lado da fronteira por gostarem do Porto e de Portugal. São também apaixonados por queijo, e o primeiro mantém, há quatro anos, uma loja do género em Lugo.

Na Queijaria do Almada, há queijos portugueses, espanhóis, ingleses, franceses, holandeses e italianos. Alguns são vendidos à unidade, outros ao peso, em porções à medida do cliente. «Na grande maioria, são queijos de pequenos produtores, muitos deles de edição limitada», sublinha Alberte, diante da banca munida de diversos exemplares, cada um com uma pequena descrição do produto, o nome de quem o fabricou e onde.

A loja é dedicada ao queijo, mas também procura disponibilizar alguns produtos próximos dele e que sirvam de complemento, como manteiga, leite fresco, iogurtes e compotas. E a seleção de queijos não é estática, alerta o mesmo responsável: «Vamos procurar ter novidades e não nos cansamos de descobrir projetos relacionados com o mundo do queijo. Estamos abertos a trabalhar com mais produtores». Desde que partilhem da sua filosofia slow, «amigável com o meio e com o cliente final», claro.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Tudo o que é preciso saber sobre queijos artesanais
Porto: 8 esplanadas para beber um copo ao final do dia
Site espanhol aponta 47 razões para viver em Portugal




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend