Pata d’Urso: A nova casa do Porto com sabores do Douro

Da Quinta da Furada, em Ervedosa do Douro, chegam a maioria dos produtos que aqui se vendem, do azeite aos frutos secos. Só falta o vinho, mas está para breve.

Na loja Pata d’Urso, na rua de São Francisco, as prateleiras são preenchidas com sabores do Douro. O mel, o azeite e as amêndoas chegam diretamente da Quinta da Furada, propriedade de Duarte Alegre. Mas é a esposa, Paula Chaves, quem gere o negócio na Ribeira.

«O meu marido é um apaixonado pelo Douro», conta. «Herdou a paixão do avô». Do avô herdou também os 120 hectares de vinhas e olivais que estão na família há mais de sete gerações, e onde é produzido o azeite Furada, produto de eleição da quinta, extraído a frio para garantir maior pureza. As azeitonas provêm de oliveiras centenárias com predominância das variedades Molar, Verdeal, Cobrançosa, Cordovil e Galega. O resultado é um azeite frutado e ligeiramente picante.

As garrafas de 500ml (15 euros) chegam numa embalagem didática que explica como provar o azeite e o processo de produção.

«O objetivo é aproveitar tudo o que a quinta dá», lembra Paula. E como tal, aqui chega também o mel Pata d’Urso (6 euros), com notas de rosmaninho e esteva, e ainda as amêndoas em saquinhos de 250 gramas (3 euros), que na porta ao lado, Paula e a mãe usam como recheio de tapiocas no Xico Tico, uma casa de comida brasileira que as duas abriram.

Nas prateleiras encontra-se ainda uma seleção de vinhos de que consta o Porto Hovoir e o Fraga do Corvo, tinto e branco, que aqui se provam e harmonizam com queijos, também eles do Douro, e chocolates. Da Quinta da Furada ainda não chega nenhuma referência, mas está para breve. «O nosso primeiro vinho vai ser engarrafado agora em maio. É um tinto, proveniente de vinhas velhas», explica Paula.

Entretanto, neste cantinho há outros frutos da Quinta da Furada para provar. Por esta altura há laranjas e limões, mas também hão de chegar os figos, e o mel, esse, promete adoçar todo o ano.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Porto: há um paraíso de queijos com direito a prova na Rua do Almada
Porto: No Arruaceiro come-se e bebe-se nas calmas
Douro: 12 vinhos que ilustram bem este fenómeno




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend