A loja-estufa em Santo Tirso que só vende catos e suculentas

Parece um cenário retirado de um conto de fadas, onde convivem dezenas de diferentes espécies, num espaço cheio de luz natural recostado na berma da Estrada Nacional a caminho de Santo Tirso.

A Mia Luzia é um lugar mergulhado em luz, com catos até perder de vista, numa disposição que faz aquela loja-estufa parecer um cenário de conto de fadas. Fica em Santo Tirso, mas, para quem vai do Porto, não chega a ser preciso entrar na cidade, porque encontra a loja junto à Estrada Nacional 105, na zona da Carreira.

É um projeto da fotojornalista Cláudia Moreira, que encontra ali outra plataforma de criação.«Queria ter algo só meu e já gostava muito de plantas. Quando tinha de oferecer alguma coisa, fazia um arranjo [de catos] e toda a gente gostava», explica Cláudia Moreira. «Juntei o útil ao agradável. Agora tenho imensas plantas que nunca imaginei e vivo com elas aqui», diz.

Entre suculentas e catos, grandes e pequenos, na Mia Luzia há dezenas de diferentes espécies, como aloé, gasterias, senecio, euphorbias, sedum e echeveria. Há basicamente todas as plantas desta família a que Cláudia consegue deitar a mão, mesmo aquelas que parecem estar em fim de vida, que tenta revitalizar. Além de ajudar e aconselhar os clientes sobre como manter as plantas saudáveis, Cláudia também faz arranjos. Admite que é sua parte preferida, pela liberdade que os clientes lhe dão, pedindo para serem surpreendidos.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Veja também:
Há uma loja vintage para conhecer em Famalicão
Uma loja feita de mimos para os ovarenses
Uma loja com peças dos anos 1950 a 1970 em Vila do Conde




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend