4 livros que serão uma boa companhia em casa

Dos doces às plantas de interior, chegaram às bancas alguns títulos que podem ser boas companhias nesta estação e que nos podem fazer chegar ao fim do inverno especialistas em alguns bons – e úteis - saberes tradicionais.

Tome nota:

Pastelaria
Num tempo de exaltação da inovação culinária, Rita Nascimento promove um belíssimo regresso aos clássicos. Neste livro de quase 200 páginas, que Rita escreveu e fotografou, estão muitas receitas portuguesas ou internacionais, que trazem alegria há gerações: pastéis de nata e feijão, palmiers, mil folhas, jesuítas e travesseiros, brioches, croissants, pão de deus, bolas de berlim, arrufadas, profiteroles, éclairs, molotovs, farófias, húngaros, pavlovas, trufas e outras delícias. O início deste autêntico “livro escola” – da mesma autora de A Vida Secreta dos Gelados Caseiros – ensina a equipar a cozinha, a fazer massas e outros básicos da doçaria.

Conservas e compotas
Fazer compotas e ainda os menos comuns pickles e chutneys não tem que ser matéria sagrada da avó ou dos cozinheiros profissionais. Usando as técnicas adequadas e algum material (panela funda, funil, termómetro e frascos) esta é uma boa maneira de ocupar de forma criativa os dias de frios passados em casa, conservando os frescos desta época de ótimos sabores. Carol Wilson, a autora deste livro-guia de 128 páginas, é escritora e consultora gastronómica no Reino Unido e EUA, e membro da Guild of Food Writers.

Croché

Este livro tem aquilo que se espera de um guia de croché – ensina os vários pontos, a ler instruções, a começar e rematar – mas está estruturado para promover o relaxamento e a concentração. Por isso, cada um dos 20 projetos são, na verdade, exercícios de ocupação consciente e revitalizante do tempo (aquilo a que se chama “mindfulness”). A autora Betsan Corkhill é uma especialista em abordagens terapêuticas que visam o bem-estar, e contou com a ajuda de várias mestras em croché para criar os modelos sugeridos nestas 144 páginas.

Plantas
Dá vontade de entrar na capa deste livro que acaba de chegar às livrarias, remetendo-nos para aquilo que se fazia nas casas portuguesas há 50 ou 40 anos atrás: a abundância de plantas na decoração. Outras modas remeteram-nas para fora do lar, mas Ian Drummond e Kara O’Reilly mostram como está ao alcance de qualquer entusiasta criar um pequeno santuário verde em casa, neste guia prático de 176 páginas. Que plantas escolher, como cuidar delas e onde as colocar são algumas das dicas do livro deste dueto, ele diretor criativo de jardinagem de interiores, ela escritora e editora de temas de estilo de vida e design de interiores.

 

Leia também:

Livros #2: aprender a cozinhar pratos asiáticos com o mestre
Livros #1: «chefs» de todo o mundo em livro solidário de sopas
Neste jantar queirosiano a ementa sai dos livros