Há uma loja em Aveiro com produtos amigos do ambiente

A loja Rota das Cores é a "irmã mais velha" da casa de chá Doce Infusão, em Aveiro. (Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)
Loja de duas amigas preocupadas com a defesa da saúde e do ambiente abriu no verão passado, no centro de Aveiro, com uma oferta diversificada.

É uma loja de produtos amigos do ambiente, naturais, sem químicos nem aditivos, alguns deles vegan, inaugurada em junho, no centro de Aveiro, por duas amigas que partilhavam outro negócio: a casa de chá Doce Infusão.

Sandra Branco e Sónia Amaro juntaram alguns artigos que já vendiam no salão de chá (como garrafas e copos reutilizáveis, ou um substituto da película aderente feito com cera de abelha) a outros que encomendavam pela internet para uso próprio (caso de certos produtos de higiene). O resultado foi a loja Rota das Cores, que reflete a preocupação da dupla em proteger saúde e ambiente. O nome está associado, por um lado, à direção a tomar para defender o planeta; e, por outro, às cores dos chás – afinal, foi por aí que tudo começou.

(Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)

Produtos naturais, biológicos e reutilizáveis, visando diminuir a pegada ecológica de cada um, a diferentes níveis, disputam a atenção. A oferta é diversa. Há desde fios de algodão orgânico, com tinturas naturais, para malha e crochê, até livros ou detergentes a granel, próprios para lavar e amaciar a roupa, limpar o chão ou os vidros. Para os transportar, são disponibilizados frascos, embora muitas pessoas já levem recipientes próprios, devidamente etiquetados, para voltar a encher.

Os clientes também encontram ali champôs e amaciadores sólidos, cosméticos vegan, discos desmaquilhantes para lavar e tornar a usar, colorações naturais para o cabelo e óleos essenciais. Sem esquecer artigos de higiene íntima feminina, como copos menstruais ou pensos higiénicos de pano, laváveis na máquina.

(Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)

A área alimentar não é descurada. Das prateleiras espreitam chás biológicos, bolachas, chocolates vegan, especiarias ou flor de sal. Há filtros de carvão para a água, sacos reutilizáveis para combater o uso de plástico na hora de comprar vegetais e frutas, e ainda tábuas de madeira, talheres de bambu, taças de coco e, em jeito de complemento, peças de cerâmica com o selo Bordallo Pinheiro, que a seleção da loja abrange produtos portugueses.

De marca nacional é também algum do calçado ecológico disponível, concretamente, das marcas Lemon Jelly e Zouri. Esta última integra nos seus modelos plástico recolhido de praias, borracha natural e piñatex (tecido feito com folhas de ananás). A mudança em curso não conhece fronteiras.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend