Em Benfica, na nova mercearia Aloendro reinam os produtos frescos e nacionais

A Aloendro é uma mercearia de bairro com produtos regionais portugueses. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI).
Em dezembro, Benfica viu abrir uma mercearia com frutas e legumes frescos, pão, mercearias e produtos gourmet de várias regiões. Outro dos trunfos da Aloendro é a simpatia da equipa.

Numa altura em que se fala tanto da importância do regresso ao pequeno comércio, sobretudo durante a pandemia, a Mercearia Aloendro, aberta ao público em dezembro, não podia marcar mais pela positiva. Desde logo porque os seus dinamizadores – Mariana Sampaio, de 25 anos, e Xavi Colomer, espanhol de 27 – fizeram questão de conhecer in loco quase todos os produtores com quem viriam a trabalhar, e dos quais se abastecem diariamente.

Todas as frutas e legumes que enchem a montra de cor e vivacidade são escolhidos a dedo pelo casal e em relativa pouca quantidade, para que não vendam nada que não seja fresco e se evite o desperdício, explica Mariana. O sobrante é encaminhado para a To Good to Go, plataforma que ajuda a combater o desperdício alimentar. Outro bom exemplo é o do pão, com variedades diferentes todos os dias, e que não vendem ser ser do dia: nesse caso, transformam-no em tostas.

“Nós vamos aos mercados abastecedores escolher os produtos, e tirando os cogumelos, os tomates cherry e uma ou outra fruta que não seja produzida em Portugal ou não haja de momento, é tudo de origem nacional”, atesta a simpática jovem. A começar logo pela banca, repleta de espinafres, grelos, agrião (também na versão pronta a cozer), couve-kale, espargos selvagens e abóboras, muitos deles oriundos de produtores da zona oeste.

À esquerda da entrada, o corredor das frutas parece ombrear com o de qualquer mercado em grande escala. E porque a sazonalidade é um fator importante para Mariana e Xavi, estão em destaque as clementinas e laranjas do Algarve e a maçã de Alcobaça. Há muito mais: pêra-rocha, laranjas, limões biológicos, manga, maracujá, kiwi, pêra-abacate, papaia e abacaxi e ananás dos Açores.

Mariana chegou a viver no arquipélago uns tempos, mas à data, estaria longe de imaginar que iria gerir uma mercearia. Licenciada em gestão Hoteleira no Estoril, foi para Barcelona tirar o mestrado, já perto de 2019, e foi entre os estudos que conheceu Xavi, do norte de Barcelona, licenciado em economia. Depois de estagiar um ano no Camboja, tanto ele como a namorada viram as portas fecharem-se por causa da pandemia. Nesse momento, decidiram reinventar-se e dar forma a um sonho da mãe de Mariana: ter uma mercearia.

No espaço arejado e bem decorado vende-se tudo o que é preciso para encher uma despensa, desde cebola-roxa e batata-doce de Aljezur a queijos regionais, enchidos alentejanos, bolos secos, pão, chás açoreanos, mel, conservas, granolas, vinhos, cervejas artesanais e piri-piris, entre muitos outros artigos. Ao centro, pode-se comprar frutos secos e leguminosas a granel, também em nome da sustentabilidade.

 

Encomendas e cabazes
A loja aceita encomendas por telefone, email ou redes sociais e faz entregas à porta no concelho de Lisboa. Em breve, também deverá ter cabazes quinzenais de frutas e legumes, a preço fixo.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend