Electricista Picheleiro: uma loja do Porto com muitas memórias

Nos anos 1950, vendia objetos de decoração, santos e panelas, oferecia serviços de pichelaria e reparações elétricas. Entretanto, renasceu como loja de roupa e acessórios, sem perder a memória.

Paula Granja e Helena Sequeira cresceram juntas no Carvalhido e costumavam brincar na loja dos avós da primeira: Dulce das Dores vendia artigos de decoração, santos, espelhos e panelas; Manuel Fernandes Granja fazia reparações elétricas e trabalhos de pichelaria (canalizações). Na fachada, nos anos 1950, lia-se «Electricista Picheleiro». E foi esse nome que as amigas de infância decidiram manter quando, há três anos, reabriram o espaço, voltando-o para a moda.

Quase todos os dias ligam para a loja Electricista Picheleiro a pedir orçamentos, mas o que resta da outra vida da casa são as memórias que Paula e Helena fizeram questão de preservar. Os charriots foram feitos com canos, as grades das montras convertidas em prateleiras, alguns armários reaproveitados. Há uma torneira a servir de puxador e, atrás do balcão, uma fotografia a preto e branco da fachada, que, segundo Paula, remonta à década de 1950.

Hoje, vende-se ali roupa, calçado e acessórios de diferentes marcas, essencialmente para mulher, embora também haja alguns artigos unissexo, como as mochilas Fjällräven. A oferta inclui ainda produtos portugueses, como os sabonetes, velas e perfumes (também para homem) da Castelbel, ou as peças de artesanato de Ricardo Pinheiro – entre elas, alguns santos, só que decorados com cores vivas ou flores.

A Electricista Picheleiro recebe novidades praticamente a cada quinze dias, e tem uma atmosfera de boa disposição que transparece logo à entrada. À vista de quem passa na rua podem estar mensagens como «por favor, empurre – está um frio de rachar», ou «fui lanchar à [confeitaria] Magalhães – ouvi dizer que os croissants são bons». O humor das responsáveis pela loja também está em constante atualização.

Porcas e parafusos
Há um pormenor curioso nos sacos da Electricista Picheleiro: têm porcas e parafusos a segurar as alças. Foi uma invenção das responsáveis pela loja e tornou-se num elemento distintivo.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praça do Exército Libertador, 117, Porto (Carvalhido)
Telefone
919275222
Horário
Das 15h00 às 20h00 (sábado, das 10h30 às 13h30). Encerra domingo.


GPS
Latitude : 41.1656696
Longitude : -8.624802199999976

Leia também:

Porto: a loja que é um paraíso para os amantes de sapatilhas
A loja do Porto que promove criações portuguesas
Porto: Há bons motivos para conhecer o Carvalhido




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend