Os óculos de sol de madeira com nome de doce brasileiro

Cuscuz Os óculos de sol de madeira com nome de doce brasileiro
Os óculos de sol feitos de madeira Cuzcus já «desfilam» nas passerelles. (Fotografia de Maria João Gala/GI)
Estes óculos de sol feitos à mão, com madeiras reaproveitadas, saltaram para as passerelles e viraram projeto familiar. A filha desenha os modelos e o pai dá-lhes forma numa oficina em casa, perto de Coimbra.

Texto de Carina Fonseca

É na garagem de casa, transformada em oficina, que Amâncio Neves dá forma aos óculos de sol feitos com desperdícios de madeira idealizados pela filha, Ana Mendes, sob a etiqueta Cuscuz. Têm design apelativo, são unissexo e, alguns, peças únicas, graças aos característicos nós da madeira – que pode vir de paletes, móveis em fim de vida, ramos caídos e até de skates.

A oficina, em Brasfemes, nos arredores de Coimbra, está aberta a clientes, por marcação, o que lhes permite experimentar os diferentes modelos, perceber como são leves, qual a sua cor real, a textura – e ainda ver Amâncio, minucioso, em ação. Os óculos, que custam entre 60 e 130 euros, são feitos à mão pelo ex-motorista, que até as lentes encomenda, recorta e encaixa. Um par leva, no mínimo, dois dias a ficar pronto.

Os óculos são feitos à mão e demoram, em regra, dois dias a ficar prontos. (Fotografia de Maria João Gala/GI)

Ana, que cresceu entre Coimbra e o Rio de Janeiro (a mãe é brasileira), e sempre gostou de moda, lembra-se de ver, no Brasil, os conceitos de sustentabilidade e feito à mão já enraizados em feiras. O pai também sempre fez os móveis para casa, o jardim é obra sua, parece ter habilidade para tudo. Por isso, em 2015, quando estudava Design Multimédia na Universidade da Beira Interior e decidiu criar este projeto, primeiro, só em contexto de aulas, pensou logo nele para executar as peças.

Entretanto, os óculos chegaram a passerelles portuguesas e francesas, através de colaborações com os designers de moda Catarina Oliveira, Eduardo Amorim, Carla Pontes e Hugo Costa. A Cuscuz (nome de um doce brasileiro feito com leite condensado, tapioca e coco) tem já cinco coleções, e a sexta sai em março, também em colaboração com um criador nacional.

Ana vê na marca um convite para adotar hábitos de consumo mais conscientes e fugir à fast fashion, porque o objetivo é criar acessórios intemporais. A designer, que está a fazer uma tese de mestrado sobre sustentabilidade, design social e reutilização, não tenciona cingir a Cuscuz a um só produto. Mas, quanto a isso, há que esperar para ver – com óculos Cuscuz.

Óculos personalizados

Os clientes podem ir à oficina escolher entre os vários modelos e fazer ajustes consoante
o formato do rosto; e uma pessoa já pediu uns óculos feitos com um pedaço de madeira
que lhe deram no Vietname.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




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