Compras de Natal em Campo de Ourique

Lisboa, 05/12/2019- Compras de Natal no bairro de Campo de Ourique Maria Atarefada (Orlando Almeida / Global Imagens)
Campo de Ourique é um verdadeiro centro comercial a céu aberto, no bom sentido do termo: tem de tudo de um pouco, e permite fazer compras sem pressas nem atropelos.

Trendy Pillows | Rua Tomás da Anunciação, 5B

As almofadas com tecidos de padrões exclusivos, desenhados pelas amigas e sócias Joana Valente, Filipa Cunha e Maria João Parente são a imagem (e nome) da Trendy Pillows, marca nascida no Porto em 2014. A primeira loja abriu na Foz, até somarem esta no bairro, onde expõem duas coleções de almofadas por ano. De fabrico português têm também candeeiros e, daqui a semanas, vão ter tapetes portugueses a juntar aos que já vendem feitos a partir de garrafas de plástico reciclado. Jarras, molduras e pequenos móveis completam a oferta desta loja de decoração.

 

Livraria Baobá (Fotografia de Orlando Almeida/GI)

Baobá | Rua Tomás da Anunciação, 26B

O mundo dos livros ilustrados, para leitores de todas as idades – mas especialmente os infantis – encontra-se na Baobá, aberta em novembro de 2016. O nome remete para uma antiga árvore africana e posiciona a livraria como um lugar de histórias, até porque na verdade nasceu numa antiga casa com várias salas. Há livros para crianças, jovens e adultos e atividades como horas do conto e ateliês (aos sábados), assim como um pátio para ler nos dias ensolarados.

Garrafeira de Campo de Ourique | Rua Tomás da Anunciação, 29A

A Garrafeira de Campo de Ourique é uma referência para todos os que se interessam pelo mundo do vinho, e deve-o a Arlindo Santos, seu fundador e um dos maiores conhecedores da matéria. A encher as prateleiras da loja encontram-se referências de vinhos portugueses e estrangeiros. O atendimento, claro está, é personalizado, o que faz com que a loja seja procurada por pessoas da área e não só.

Pikikos – Cut, Care & Coffee | Rua 4 de Infantaria, 53C

Vestuário, acessórios, cosmética, óleos essenciais, brinquedos, mel e doces, de marcas nacionais e estrangeiras, preenchem as prateleiras desta loja de produtos sustentáveis. A iniciativa foi de Natasha Calem, experiente na área da responsabilidade social e inspirada pelos 17 objetivos de sustentabilidade da ONU. O espaço é também uma cafetaria (com almoços diários de comida asiática vegetariana ou vegana) e cabeleireiro para adultos e crianças (elas adoram sentar-se na cadeira de cortiça em forma de elefante).

Mercearia do Campo (Fotografia de Orlando Almeida/GI)

Mercearia do Campo | Rua Saraiva de Carvalho, 115

Nesta casa reinam os petiscos, à mesa, e os vinhos numa garrafeira com 120 referências de pequenos produtores do Douro, Dão, Beira Interior, Alentejo, Lisboa e Algarve. Quem quiser pode comprar para levar, ou escolher da garrafeira os vinhos para acompanhar a refeição. A carta sugere amêijoas à Bulhão Pato, cogumelos Portobello recheados e chouriço assado, entre outros acepipes.

Pecegueiro & F.os | Rua Tomás d’ Anunciação, 39B

A Pecegueiro & F.os foi criada por Sara e Pedro em homenagem ao avô António Pecegueiro, figura eternamente dedicada à família, e é uma marca de roupa de criança (menina, menino e bebés) de criação e fabrico 100% nacional. Fruto da experiência que têm no setor da moda, o casal é que desenha as peças – “confortáveis, coloridas e intemporais”, diz Pedro -, dividindo-se entre duas lojas – esta em Campo de Ourique e outra no Príncipe Real.

Paupério (Fotografia de Orlando Almeida/GI)

Paupério Lisboa | Rua Almeida e Sousa, 49 e 49A

Joana Vieira lembra-se de comer “lenas”,e “fidalguinhos” em criança, na casa da avó, que tinha sempre uma caixa de bolachas Paupério. O sabor dos biscoitos da marca – fundada há 156 anos em Valongo – persiste na memória de gerações, e faltando em Lisboa onde os comer, Joana quis abrir uma loja em Campo de Ourique. O que mais sai, por estes dias, são os sortidos de biscoitos (com e sem chocolate, marmelada e geleias) feitos para o Natal. Também se pode comprar avulso e consumir na loja, com um café ou um chá.

Maria Atarefada (Fotografia de Orlando Almeida/GI)

Maria Atarefada | Rua Padre Francisco, 10C

A ideia de abrir esta loja surgiu a Maria enquanto ajudava a filha, Carolina, a decorar a sua casa. Por não encontrarem, neste caso, as “loiças diferentes e funcionais” que procuravam, Maria decidiu fazer a sua própria seleção, a partir de várias marcas e produtores nacionais. A loja abriu há seis anos e apresenta, em dois pisos, uma série de loiças em grés e das Caldas da Rainha, com destaque, agora, para um conjunto de peças ideais para decorar as mesas de Natal.

Mercearias com produtos internacionais

Queijaria Maitre Renard (Fotografia de Orlando Almeida/GI)

Fromagerie Maître Renard | Rua Ferreira Borges, 30

Na queijaria francesa Maître Renard encontra-se uma seleção dos melhores queijos franceses – de vaca, cabra e ovelha, ao todo mais de 50 variedades, do mais curado ao mais amanteigado. Mas o francês Ulysse Jasinsky, jovem autor do negócio, também vende queijos italianos, holandeses, espanhóis e portugueses. A completar a oferta surgem cervejas artesanais, vinhos, compotas, vinagres, foie-gras, patés, mostardas, mel e sumos naturais.

Fiammetta | Rua Almeida e Sousa, 20A

Na Fiammetta a bússola aponta para Itália, país de onde Ludovica Brandão decidiu trazer um autêntico cabaz de produtos gourmet. Exemplos: mozzarella, pasta fresca, manteiga de trufa, cervejas, vinhos, cafés, chocolate siciliano, molhos, pimentos recheados, risotos, arrozes, azeites e vinagres balsâmicos. Só de queijos são mais de 50 variedades e de vinhos, outras tantas. O melhor é que, mais do que comprar, também de pode comer, pois o espaço é também restaurante.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend