Bordados, loiças e vinhos regionais nesta loja clássica de Ponte da Barca

Bordados, loiças e vinhos regionais nesta loja clássica de Ponte da Barca
Artesanato da Barca. (Foto: Rui Manuel Fonseca/GI)
Na loja Artesanato da Barca, uma montra dos produtos regionais do Alto Minho que se mantém junto à margem do rio Lima há quase vinte anos, há vinhos, queijos, mel, loiças, trajes folclóricos e bordados.

Há quase duas décadas que Conceição Gomes reúne neste edifício em pedra os produtos regionais barquenses e do Alto Minho. Junto ao passeio ribeirinho do rio Lima, em Ponta da Barca, as prateleiras do Artesanato da Barca enchem-se de artigos decorativos como loiças em grés feitas em Viana do Castelo, bonecas trajadas à minhota e galos de Barcelos de todas as cores, tamanhos e feitios.

A estes juntam-se peças de roupa e acessórios como os bordados de Viana, os artigos em filigrana e os trajes folclóricos de Ponte da Barca, vendidos à peça ou ao conjunto completo, para homem, mulher e criança. “Até para o estrangeiro eu exporto os trajes. Já cheguei a vestir ranchos completos”, conta Conceição, francesa a viver nesta zona desde a adolescência.

Artesanato da Barca é o espaço que reúne produtos regionais no centro de Ponte da Barca. (Fotografias: Rui Manuel Fonseca/GI)

Conceição Gomes está à frente do espaço, com quase duas décadas.

Para o apetite, há compotas de doce de abóbora com noz, ou de mirtilo com maçã, juntos a potes de mel biológico do Gerês, às alheiras de Arcos de Valdevez, aos queijos de Melgaço e ao fumeiro de Paredes de Coura, sem esquecer o canto de garrafeira, onde se contam dezenas de referências com especial foco no Alvarinho.

Paredes-meias com o Artesanato da Barca está a Taberna S. João, que Conceição abriu há mais de uma década. Na esplanada ou no acolhedor interior, serve pataniscas de bacalhau, moelas, chouriça assada e entrecosto borracho, cozinhado em vinho tinto.

No espaço, vendem-se compotas variadas e o mel criado no Gerês.

A loiça local, os borados e os trajes folclóricos são alguns dos artigos à venda.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend