Matosinhos: Abriu uma loja de bicicletas e surf (com brunch)

A Chelo Coast House fica junto à praia de Matosinhos e funciona como loja, oficina gratuita e cafetaria. Além de vender bicicletas exclusivas, disponibiliza ferramentas aos ciclistas e tem uma carta sobretudo vegetariana.

A francesa Marie e o chileno Marcelo conheceram-se num passeio de bicicleta em Santiago. Depois de um período na capital chilena, viveram em Paris, de onde partiram com o objetivo de conhecer a costa portuguesa e as suas ondas. «Saindo de duas capitais, queríamos uma cidade de tamanho mais humano», conta Marie. Chegaram ao Porto em janeiro de 2017 e, um ano depois, inauguraram a Chelo Coast House, na Avenida da República, em Matosinhos.

Aqui vendem-se bicicletas com design exclusivo de Marcelo – entre os 1600 e os 2300 euros -, pranchas e fatos de surf da marca Patagonia e outros acessórios. Mas esta não é apenas uma loja onde o cliente entra, compra e sai. «Mais do que sucesso económico, queremos ter sucesso humano. Diariamente, nutres-te mais com pessoas que com tudo o resto», explica Marcelo.

O cariz social deste espaço reflete-se na oficina gratuita que dá aos ciclistas as ferramentas necessárias para que arranjem as bicicletas em modo DIY (do it yourself). «Se for preciso, estamos aqui para ajudar. A oficina serve para romper essa distância que existe entre nós e o cliente».

O estilo de vida sustentável está em cada canto da casa. «Acreditamos no consumo responsável, na ideia de comprar menos coisas com maior qualidade, e numa alimentação com produtos frescos e regionais», diz Marie. Assim é na cozinha onde os petiscos são preparados. Existe, inclusive, uma parceria com a Fruta Feia – organização que luta contra o desperdício alimentar -, fornecedora de fruta e legumes.

A ementa é sobretudo vegetariana e inclui sanduíches, tostas, smoothies e milkshakes. Há aperitivos inspirados nas raízes do casal, como a francesa Tapenade, um puré de azeitona, alcaparras, azeite, alho e anchovas, e La Chilena, uma torrada com abacate esmagado e pimenta chilena fumada. Entre as opções gulosas estão o bolo de cenoura e bolo de cacau e frutos secos.

Os azuis e as madeiras claras tomam conta da decoração, também ela ancorada na economia local. Os móveis foram todos restaurados e as paletes transformaram-se em confortáveis sofás com vista para o mar. Com a chegada do verão, Marie e Marcelo querem trazer palestras, workshops e noites de cinema à sua casa – uma casa que não quer ser só de surfistas nem de ciclistas, mas da comunidade.

Brunch
Ao domingo, o brunch fica por 7 euros e inclui ovos mexidos, crackers caseiras, papas de aveia ou chia, fruta, chá e café e pão feito com uma massa de frutos vermelhos.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

As francesinhas para comer à mão estão em Matosinhos
Matosinhos: Uma rua para conhecer perto do passeio marítimo
Petiscos de autor e brunch no novo posto de Matosinhos




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend