Novos chás têm infusão de leite-creme e tarte de maçã

Um chá de morangos com chocolate foi o início de um negócio que cresceu para uma coleção exclusiva com chás de leite-creme ou de cocktail de melancia. Para todos os gostos.

Miguel Pereira licenciou-se em gestão, deu aulas na Universidade de Aveiro, e depois tornou-se «designer de chá», assim se apresenta. Percebe-se porquê. Miguel mistura ingredientes, propõe receitas aos fornecedores – produtores ingleses, alemães e franceses -, e afina sabores até ao chá final. É um processo que demora mais de dois meses. Tudo é possível na sua cabeça e quase tudo se torna realidade na sua loja de chás.

O chá de leite-creme tem chá verde, casca de limão, baunilha, pétalas de malmequer. O de caramelo twist contém infusão de pipocas com caramelo e um toque de canela e frutos exóticos. O de cocktail de melancia tem melancia, naturalmente, mais meloa e frutos exóticos. Há várias propostas nesta coleção exclusiva. «São sabores diferentes, sabores invulgares», comenta.

«Queria uma infusão que refletisse a nossa cultura, a nossa identidade.»

O chá Essência do Norte nasceu de um desejo. «Queria uma infusão que refletisse a nossa cultura, a nossa identidade.» Abriu uma garrafa de porto vintage, juntou-lhe flores de hibisco, sultanas, bagas de sabugueiro, raiz de beterraba, groselhas negras, e cumpriu a vontade.

E quem pensa que um pomar não cabe num chá está enganado. Com maçã, pera, laranja e ameixa amarela, surge o chá Pomar Português. E o chá de tarte de maçã é feito com pedaços de amêndoa, canela, sultanas, e maçãs, claro.

Miguel aprendeu o gosto pela bebida com a avó Flor, que inspirou e deu o nome às tisanas herbais que batizou com nomes sugestivos: descanso para dormir, aconchego para ajudar o aparelho digestivo, gengitrino para amantes do gengibre. A loja tem também chás ortodoxos da Índia, China, Japão, Ceilão, Nepal, e utensílios da arte de bem beber chá como bules, filtros, canecas, serviços de porcelana, conjuntos pintados à mão.

A ideia de oferecer presentes originais no Natal de 2010 foi o motor deste negócio. Miguel inventou o chá de morangos com chocolate que fez sucesso na família e amigos. O conceito ganhou raízes no ano seguinte com uma loja online, três chás e uma rutura de stock antes do Natal. Depois veio a loja física. E a vontade de criar chás que não existem no mercado continua a alimentar a loja de combinações raras.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

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