Ainda há dois dias para comprar queijos nesta festa online de Oliveira do Hospital

O queijo é o produto estrela desta iniciativa. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)
A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que chega a juntar 300 expositores de produtores locais e a atrair milhares de visitantes, decorre este ano online e termina amanhã, 13 de abril.

Queijos de todo o tipo, incluindo os famosos queijos Serra da Estrela DOP, enchidos, mel, vinhos do Dão, licores e aguardentes, pão e bolos. De tudo se encontra na Festa do Queijo Serra da Estrela da Oliveira do Hospital – mas especialmente queijos – e este ano, à distância de uma encomenda. O realiza-se online até amanhã, 13 de abril, por causa da pandemia.

Entre hoje e amanhã ainda se pode, por isso, aceder à plataforma Dott integrada no website do município de Oliveira do Hospital, ver os produtos disponíveis e encomendá-los para casa. Os portes de envio são gratuitos (oferecidos pela autarquia) e a pesquisa pelos queijos pode ser feita segundo critérios como o sabor, marca, vendedor e preço, até aos 25 euros.


O que é o queijo Serra da Estrela DOP
É o queijo produzido apenas com leite de ovelhas de raças bordaleira ou churra mondegueira, sal e cardo (flor de uma planta herbácea perene) e que leva obrigatoriamente o selo do produtor, a marca de caseína (o «bilhete de identidade» de cada queijo, com código de produtor e lote) e o rótulo amarelo específico. O queijo amanteigado consome-se entre 30 a 120 dias e após esse período já é considerado queijo velho, ganhando uma cor alaranjada. Existem 28 produtores certificados em toda a região demarcada, que abrange 18 concelhos, entre eles Oliveira do Hospital.


À venda estão também “alguns dos melhores néctares que se produzem no concelho de Oliveira do Hospital, que integra a Região Demarcada do Dão”, diz o município. Nas suas redes sociais, a festa ganha relevo também com uma programação especial, sobre o fabrico de queijo/requeijão, produtos endógenos, artesanato, palestras e animação cultural.

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital – considerada “a maior feira de queijo da Serra da Estrela” – tinha datas inicialmente marcadas para os dias 14 e 15 de março deste ano, mas por força da pandemia foi transformada num evento online com a duração de um mês (de 13 de março a 13 de abril), de forma a manter o apoio aos produtores, que dependem dela para escoar stocks.

 

Leia aqui o roteiro da Evasões no concelho de Oliveira do Hospital.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend