A mercearia fina Domitília, na Lapa, é homenagem a uma avó

Bernardo D’Orey é o responsável pela mercearia Domitília, na Lapa. (Fotografia de Filipe Amorim/GI).
A mercearia fina Domitília, no bairro da Lapa (Estrela), tem mais de mil produtos e homenageia a avó de Bernardo d´Orey.

“Foi uma aventura delirante” montar a mercearia Domitília em menos de um ano, confessa Bernardo d´Orey, de 33 anos. De projeto adiado quatro anos antes – já depois de ter aberto o restaurante/padaria La Boulangerie, na porta ao lado -, a Domitília ganhou forma embalada por um desvio nos planos. “Quando ia dar uma volta ao mundo, em março de há um ano, a minha mulher Lizzi ficou grávida do nosso terceiro filho” e chegou a pandemia, conta. E aquilo que era para ser uma viagem internacional tornou-se uma outra, pelo país, em busca de produtos, histórias e produtores.

(Fotografia de Filipe Amorim/GI)

Bernardo investiu na mercearia toda a sua experiência acumulada em gestão hoteleira na academia internacional Les Roches (na Suíça), e como diretor de F&B no Ritz, em Madrid. Já no nome, decidiu homenagear com sentido de humor a avó Domitília, que por “odiar” o seu primeiro nome exigia que lhe chamassem Fernanda. Aliás, foi com ela que embarcou pela primeira vez num avião, com 9 anos, e aprendeu a gostar, por exemplo, de produtos do Médio Oriente. Ali, vende “produtos bons independentemente do preço”, sob o lema “É bom e pronto!”.

Bernardo d´Orey diz ter “mais de mil referências” no espaço de apenas 40 metros quadrados. Tanto há produtos correntes e acessíveis, como gourmet e para ocasiões especiais. Há fruta da época e alguma dela biológica de produtores do oeste; frutos secos, granolas, feijão, quinoa, massas e aveia com e sem glúten, tudo a granel; cafés de especialidade moído e torrados na Madragoa; chás; doces; pão biológico; chocolates; e cervejas artesanais internacionais. Na garrafeira, destaque para os vinhos de várias regiões do país, a preços entre os 4 e os 40 anos, e muitos deles biodinâmicos.

Diminuir a pegada ambiental é um dos desígnios da mercearia, pelo que também há champôs sólidos, pastas e escovas de dentes ecológicas e detergente a granel, e os artigos são vendidos em sacos de serapilheira sempre que possível. Já no expositor de frio ao fundo da loja expõe-se uma admirável coleção de queijos e charcutaria portugueses e internacionais, cujas referências Bernardo foi juntando a partir do que os próprios clientes lhe aconselhavam, muitos deles estrangeiros residentes na zona da Lapa. “Este bairro é tão pequenino quanto cosmopolita”.

Uma vez que a Domitília cola com a La Boulangerie, existem várias sinergias entre ambas. O pão, por exemplo, é usado em sanduíches feitas com produtos fatiados à frente dos clientes, na mercearia; e os abacates e outros frescos podem ser servidos em saladas. O restaurante cedeu uma sala para a mercearia se instalar, mas nem por isso perdeu lugares. A esplanada montada em frente, com vista para o Museu Nacional de Arte Antiga, é apetecível para ficar a comer e beber um copo de vinho nas noites amenas.

 

Loja online e entregas
Em breve, a Domitília espera ganhar uma loja online e começar a fazer entregas ao domicílio, num raio de cinco quilómetros a partir da Lapa.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend