A loja do Porto onde mora a alegria do vintage

Depois de três anos na sua loja original, a Mão Esquerda mudou-se para a Rua da Alegria, perto do espaço anterior, nos Poveiros. A loja de roupa vintage mantém aquilo que lhe deu fama: as peças usadas vindas da Ásia.

Os vestidos vintage japoneses da Mão Esquerda dão agora cor à Rua da Alegria, nas montras redondas de uma pequena loja de esquina. O projeto de Lígia Sousa e Carolina Mendonça nasceu e cresceu na recatada Rua de Santo André, em 2014, mas ambas suspiravam com a loja do edifício da década de 1960, da Rua da Alegria, que acolheu em tempos uma loja de lingerie.

Depois de alguns meses em obras e uma remodelação com a assinatura do arquiteto Gonçalo Guimarães, mudaram de casa. Mas o conceito da Mão Esquerda manteve-se: roupa e acessórios vintage em segunda mão, com incidência nas décadas de 1950 a 1990, provenientes de países como o Japão, Alemanha e França.

As peças são cuidadosamente escolhidas pelas proprietárias, que embarcam em viagens para trazer o melhor que encontram nas feiras que visitam pelo mundo. Em exposição encontram-se quimonos, vestidos, blusas, saias, calças, calçado e muitos acessórios, como brincos, colares e carteiras. A roupa de homem representa quase metade das peças expostas, das quais se destacam os casacos, as camisas e as calças.

Graças ao ótimo estado de conservação das peças e ao facto de quase todas serem únicas, a Mão Esquerda sempre teve muitos clientes, principalmente estrangeiros. Desde que a loja está na nova localização, Carolina comenta, orgulhosa, que agora entram mais portugueses e, muitos deles, pela primeira vez.
Mão Esquerda – Second’s Hand First
Morada: Rua da Alegria, 5, Porto (Baixa)
Tel.: 222080046
Horário: Das 13h30 às 20h00. Encerra ao domingo.