A antiga garagem do Porto que junta motas e petiscos

Na Ton-Up Garage, no Porto, para-se para comprar motas, roupa e acessórios ligados às duas rodas com motor, mas também para beber um copo ou almoçar. Veja mais imagens na galeria.

Motas, capacetes, roupa, calçado, sofás, revistas e um snack-bar. Tudo isto se conjuga na Ton-Up Garage, a funcionar, desde julho, na Rua de Camões, no Porto. O projeto, já com alguns anos, é de Pedro Oliveira e Daniel Cabral, que se conheceram num jantar e perceberam logo que tinham muito em comum – a começar pelo gosto por carros e motas antigas. «Eu era apaixonado por tudo o que tivesse motores, e ele também. Desde novo, desmontava as minhas motas e fazia modificações», recorda Pedro. «O antigo tinha sempre mais caráter. Eram coisas feitas com outro espírito; hoje, as coisas são feitas para usar, deitar fora e substituir por outra nova.»

Quando perceberam que falavam «a mesma linguagem», Pedro e Daniel juntaram-se e começaram a transformar motas. Abriram um espaço em 2012, em Leça da Palmeira, dois anos depois passaram para a Rua Faria de Guimarães, no Porto, onde se mantém a oficina, e agora apostam nesta antiga garagem, com um ambiente que oscila entre o industrial e o elegante, ao combinar elementos decorativos muito distintos, entre eles, móveis de uma antiga confeção e candeeiros de aspeto delicado.

Por todo o lado estão expostos produtos para apaixonados pelas duas rodas com motor, como fatos integrais, luvas e outros acessórios e peças de vestuário, muitos de criação própria. Mas o maior destaque vai para as motas, usadas e novas, umas transformadas pela Ton-Up Garage, outras de marcas de que são representantes em Portugal, como Brough Superior (inglesa) ou Bullit (belga). As novas custam, no mínimo, 2500 euros, podendo chegar aos 65000 euros. As transformadas custam pelo menos 12500 euros.

As referências estéticas de tudo o que a dupla faz ou vende remontam principalmente às décadas de 50 a 80, segundo Pedro, que vê neste negócio uma forma de romper com a estandardização. A casa integra ainda um snack-bar que serve bebidas, petiscos e almoços. Luís Almeida, do restaurante Brick, agora tem também este projeto com a Ton-Up Garage. O nome Food & Fuel resume bem a essência do lugar, que tem um lado comunitário e convida a ficar para beber um copo ou picar tábuas de queijos e enchidos (e não só), seja ao balcão, à mesa ou nos sofás de ar confortável.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Porto: 6 esplanadas cobertas perfeitas para o outono
7 lugares no Porto onde vale a pena ir beber chá
Há uma nova casa de croissants XL na cidade do Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend