Villaggio: Um italiano à portuguesa no Porto

No Villaggio serve-se comida caseira, de inspiração italiana, mas adaptada aos paladares portugueses. (Fotografia: Pedro Correia/GI)
No Villaggio os sabores italianos têm cunho português. Rita, Jorge, Miguel e Tânia fazem ali uma homenagem às origens, ao legado da família e à terra que os viu crescer.

O risoto vegetariano do Villaggio, cremoso e cheio de sabor, como se quer, tem um ingrediente secreto que é motivo de orgulho para os dois casais que comandam o restaurante: Jorge Pereira e Rita Silva, Miguel Vieira (irmão de Jorge) e Tânia Pereira. Os cogumelos, bem envolvidos no prato, são de cultivo próprio e chegam ali diretamente da produção da família em Cinfães, de onde são naturais.

O risoto vegetariano do Villaggio tem um ingrediente secreto, os cogumelos de cultivo próprio. (Fotografia: Pedro Correia/GI)

Foi também de lá que trouxeram a inspiração para a pequena sala escondida ao fundo, onde está disposta uma mesa comunitária, ideal para grupos ou famílias. A decoração foi pensada ao pormenor, «para relembrar as nossas origens», admite Rita. Por isso, todo o mobiliário, incluindo a tal mesa, foi construído na aldeia que os viu crescer e recuperaram até um antigo louceiro, para se juntar à coleção.

O nome escolhido para o restaurante também reflete essa vontade de não esquecer a terra-natal. «Villaggio em italiano significa aldeia», nota Jorge.

Na pequena sala escondida ao fundo está disposta uma mesa comunitária, ideal para grupos ou famílias. (Fotografia: Pedro Correia/GI)

Apesar de ser a primeira aventura da equipa no Porto, na família de Rita correm mais de 20 anos de experiência em restauração, em particular com sabores italianos – é o caso dos restaurantes Ciao Cuore, em Massamá, e do Pepe & Oliva, em Lisboa. Daí que, a abrir um novo projeto, a comida italiana foi a escolha natural. Mas com um alguns ajustes. «Aqui servimos comida caseira, de inspiração italiana mas adaptada aos paladares portugueses», explica Miguel.

Às massas generosas e muitas vezes reforçadas com ingredientes que não entram na tradição italiana, juntam-se pizzas de massa estaladiça, que podem ser feitas a gosto, (também disponíveis para take away) e toda uma secção da ementa dedicada aos bifes – há os de vitela, servidos com diferentes molhos, e ainda duas sugestões de frango.

A surpreendente panna cotta de frutos vermelhos é facilmente devorada até ao fim. (Fotografia: Pedro Correia/GI)

Já as sobremesas vão variando, mas há duas especialidades que quase sempre fazem as honras, caso do tiramisù e da surpreendente panna cotta de frutos vermelhos, leve e equilibrada, que facilmente se devora até à última colherada.

A sangria de espumante e frutos vermelhos é uma das escolhas mais populares para envolver tudo o que vai no prato, à luz de um ambiente acolhedor e familiar, como aquele que sempre se encontra no regresso à terra.

Uma entrada reforçada
O pão de alho Villaggio é a especialidade da casa, que ao típico pão de alho italiano junta chouriço, bacon, queijo mozzarella, salsa e pimenta preta.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

6 restaurantes de inspiração italiana para ir no Porto
Boas pizas e surpreendente sangria no Porto
La Fontana: a nova embaixada de Itália em Cedofeita




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend