Viana do Castelo: sabores do mar na doca de pesca

Fotografia: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens
A ligação ao mar fica clara no nome, Os Mareantes; mas também na ementa, assente em peixes e mariscos frescos, e na decoração, com tons azuis e nomes de barcos, alguns já desaparecidos.

Os Mareantes. Assim se chama o restaurante de peixes e mariscos frescos que abriu, há pouco mais de um ano, na doca de pesca de Viana do Castelo, pela mão do casal João Silva e Lara Guia. O marido já tinha este projeto em mente; quando ficou desempregado, entendeu que era hora de o concretizar, e o lugar escolhido foi um antigo armazém de gás, fechado há mais de 30 anos, conta Lara, que é da zona piscatória da Ribeira: “Em miúda, vinha a este espaço, com um carrinho de mão, comprar gás para a casa”.

O restaurante está cheio de referências ao mar e à pesca, um universo caro à família. Há janelinhas que lembram as vigias dos navios e pormenores decorativos que remetem para os nós usados no mar. Os tons são azuis e numa parede estão nomes de barcos da terra, alguns dos quais já nem existem, numa homenagem aos pescadores – incluindo o pai de Lara, que tinha ali uma embarcação e um armazém, e ia aos restaurantes perguntar se havia interesse no que acabara de pescar, como acontece, hoje, n’ Os Mareantes.

Fotografia: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens

O objetivo era criar “um espaço acolhedor, familiar, com o sabor da nossa terra, que é o peixe”, prossegue Lara. A carta, pouco extensa, para não desviar do essencial, reflete isso mesmo. Rissóis de camarão, bolinhos de bacalhau, amêijoas e mexilhões abrem caminho para pratos mais robustos, como arroz de navalheiras, de lavagante ou de tamboril, peixe de mar (o que os pescadores trouxerem), caldeirada e massada de peixe, tudo confecionado na hora.

Há ainda sopa de peixe, lagosta ou o chamado carro: carapaça de sapateira recheada com uma mistura de broa com ovo cozido, azeitona preta, carne do marisco e vinho do porto, que vai a gratinar e é servida com pão ou tostas. Sem esquecer as sobremesas, como o pudim de pão caseiro, derradeira prova de que se chegou a bom porto.

 

Os Mareantes
Rua dos Mareantes, lote 19, Doca de pesca, Viana do Castelo
Tel.: 258114608
Web: facebook.com/osmareantes
Das 12h às 15h e das 19h às 22h30.
Encerra à terça.
Preço médio: 25 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend